Clarksdale tem 15 mil habitantes e fica no estado do Mississippi. Poderia ser só mais uma entre tantas cidadezinhas daquele lugar que revelou ao mundo os maiores tocadores de blues já vistos, entre eles B.B. King e Muddy Waters. Mas é lá que está a mítica encruzilhada das rodovias 69 e 41, onde Robert Johnson teria feito o pacto com o diabo para se tornar um músico virtuoso, em troca de sua alma. E, por isso, Clarksdale não é um lugar qualquer para quem vive e ama o blues. É, portanto, direto de uma terra repleta de histórias, que vem a Caxias do Sul o guitarrista Anthony “Big A” Sherrod, atração escolhida para comemorar o 13º aniversário do Mississippi Delta Blues Bar.
Uma dessas pessoas que já nasceram com a música presente no dia a dia – o pai era cantor de um conjunto gospel –, aos cinco anos Sherrod teve a oportunidade de aprender o blues da maneira mais formal que é possível aprender um gênero de raiz. Foi aluno da Delta Blues Education Fund, que tinha como professor o guitarrista Johnnie Billington, antigo parceiro de Muddy e Elmore James nos primeiros anos do blues elétrico em Chicago. Para Sherrod, ter contado com a educação rigorosa de um mestre desde tão novo foi um aprendizado para a vida.
– Mais do que ensinar a tocar blues, Billington ensinava a crianças como eu sobre a importância de se manter fora de problemas. Eram aulas de sobrevivência para as dificuldades que a vida iria nos apresentar mais tarde – conta.
O show de hoje à noite não será a estreia, mas sim o retorno após uma passagem marcante de Sherrod pelo Mississippi Delta Blues Festival de 2017. Unindo carisma e talento, colocou o público para dançar e chegou a comandar a coreografia no meio da galera que o assistia no Front Porch Stage, a “Casinha do Blues”. Uma performance que mostra um pouco das influências do guitarrista, que bebe da fonte de músicos que fazem de seus shows um espetáculo que vai além da música.
– Acho que absorvi um pouco de cada um dos meus principais ídolos para desenvolver o meu jeito de cantar, tocar e me apresentar para o público: Big Jack Johnson, Little Milton, Bobby “Blue” Bland. Mas talvez a minha maior influência seja o rei do blues, B.B. King. Rezo para que ele esteja descansando em paz – diz.
Sherrod se apresenta em Caxias do Sul nesta quarta-feira, acompanhado de Tomy Esposito (guitarra), Nico Fami (baixo) e Adrian Flores (bateria), músicos que o acompanham em uma turnê que ainda passará por Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. No repertório, músicas do álbum autoral Right On Time (2008) e standards.
Programe-se
O quê: show de Anthony “Big A” Sherrod.
Quando: nesta quarta-feira, às 21h30min
Onde: Mississippi Delta. Blues Bar, em Caxias do Sul.
Quanto: R$ 35 (Mojo Card) e R$ 60.
Leia também:
Edital 2019 do Financiarte é revogado
Agenda: "Super Escola de Heróis" será exibido nesta terça-feira em Caxias
Soama realiza campanha contra uso de pele de animais
Wine Garden Miolo realiza Jazz in the Vines neste fim de semana