Garrafões empalhados com vime, ferramentas utilizadas na produção vitivinícola, rótulos de produtos locais, imagens sacras e documentos antigos. A ambientação do recém-inaugurado Museu da Imigração Italiana, da Uva e do Vinho, em Nova Milano, é capaz de transportar os visitantes às cantinas que tão bem simbolizam a herança cultural da Serra.
Localizado às margens da ERS-122, junto ao Parque do Centenário da Imigração Italiana, o espaço foi concebido para celebrar a história da colonização, o modo de vida das famílias que atravessaram o Atlântico em busca da Cocagna e as memórias afetivas que seguem vivas nos descendentes. Além, é claro, de se apresentar como nova opção de lazer para os moradores da região.
— Por mais que o museu seja voltado à imigração italiana, à uva e ao vinho, a ideia é que seja um espaço de convivência, inclusive com abertura para outros temas. Depois dessa primeira mostra, que segue até 9 de junho, queremos abrigar outras expressões culturais e tipos de arte, sob a coordenação da Casa de Cultura, que ficará responsável pela avaliação das propostas e pelas exposições — ressalta Francis Casali, secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha.
Vale salientar que a escolha de Nova Milano para sediar o museu não foi obra do acaso. Afinal, foi no atual 4º distrito de Farroupilha que se estabeleceram as primeiras famílias de imigrantes, em maio de 1875, o que rendeu à comunidade a alcunha de “berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul”.
Com 150 metros quadrados de área construída, o novo espaço conta com sala de exposições, banheiros acessíveis e espaço para implantação de um café, que funcionará aos finais de semana para atender ao público do museu e do parque. As obras custaram R$ 252 mil, viabilizadas com recurso de emenda parlamentar e contrapartida municipal.
O Museu da Imigração funciona aos finais de semana e se torna o terceiro espaço de memória de Farroupilha. Os outros dois são o Museu Casal Moschetti (casarão no centro da cidade que abriga objetos que pertenceram a Lydia Moschetti, imigrante que dedicou boa parte da vida ao trabalho assistencial) e o Museu Municipal Casa de Pedra (que preserva a arquitetura típica da imigração italiana na Serra e exibe utensílios domésticos e agrícolas do século 19) – ambos com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Museu da Imigração Italiana, da Uva e do Vinho
:: Endereço: km 55 da ERS-122, em Nova Milano, junto ao Parque da Imigração Italiana.
:: Visitação: aos sábados e domingos, das 14h às 18h.
:: Quanto: entrada gratuita.
:: Contato: pelos telefones (54) 3261-6995 e (54) 9 9625-5911.