Qualquer um que siga o cartunista Carlos Henrique Iotti ou o seu mais ilustre personagem, Radicci, nas redes sociais, ao longo de 2018 deparou com seus pedidos de ajuda para financiar o primeiro livro a cores do colono mais controverso que já se teve notícia (afinal, que outra criatura tão assumidamente bêbada, preguiçosa, machista e até meio fascista a gente conhece?). Pois eis que, muita peregrinação digital depois, os dois volumes serão lançados hoje à noite, com sessão de autógrafos no Zarabatana Café, em Caxias do Sul.
Iotti conta que o primeiro dos dois volumes foi viabilizado pelo Catarse, plataforma de financiamento coletivo. O segundo, com dois patrocínios.
– Para o primeiro incomodei metade da cidade, da humanidade, até que me dessem dinheiro. E para o segundo consegui dois patrocinadores, então até que foi bem fácil. Um deles me disse “para com essa coisa de encher o saco de todo mundo na internet, deixa que eu patrocino” – conta.
Os volumes reúnem algumas centenas de tirinhas selecionadas ao longo de 36 anos de publicação em jornais. O critério, diverte-se Iotti, foi tirar as que incomodavam a ele e deixar apenas as que incomodam aos leitores:
– São livros que vão facilitar o trabalho do pessoal que gosta de recortar do jornal e colar no caderno. Tem um monte de gente que faz isso.
Para encontrar a turma do Radicci, que tem ainda o filho hippie Guilhermino, a autoritária esposa Josefina e o nostálgico Nonno, os livros estarão à venda em apenas três pontos:
– Só está à venda nas paradas obrigatórias. Uma é no Café Tainhas, centro do universo, que pega a “gringada” que vai pro litoral. Outro é a Casa das Cucas (em Portão), pra pegar a gringada que vai pra Porto Alegre. E a terceira é a banca de revistas do Zaffari (do centro de Caxias), que pega a gringada que vai fazer rancho.
Outra opção, claro, é adquirir os exemplares nesta segunda-feira, autografados.
Outras frentes
Já há alguns anos com a vida dividida entre o Brasil e os EUA, Iotti começa a compartilhar com o público suas experiências por lá. Em seu canal no YouTube (IottiTV), estreou a série B-Sides, com breves reportagens em vídeo sobre o “lado B” de se morar nos EUA. Ainda sem data definida, irá estrear no canal pago Fish TV uma série sobre pescaria, razão principal de suas andanças pela América do Norte. Também no canal do YouTube, passou a apresentar semanalmente esquetes com as piadas do Radicci Show.
Agende-se
O quê: lançamento de Radicci Uno e Radicci Due
Quando: segunda-feira, às 18h30min
Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás)
Quanto: os livros estarão à venda por R$ 30, cada
Leia também
VÍDEO: Conheça o casal da Serra que chamou atenção nas redes com pedido de casamento
Nivaldo Pereira: o herói ariano
Coletores menstruais ganham cada vez mais adeptas
Entrevista: professora de ensinamentos budistas fala sobre como livrar a mente da raiva e do apego