Entre pontos, costuras, cores, fibras e texturas, oito mulheres de diferentes cidades do Rio Grande do Sul fazem da arte têxtil o suporte para propagar as questões que as tocam. Unidas há seis anos pelo interesse neste processo de produção artística que vai muito além de simplesmente unir pedaços de tecido com agulha e linha, Sinara Maria Boone, Hellen Schumacher Magnani, Maria Ignez Samariani, Sara Netto, Adriana Guimarães, Maria Cristina Maluf Gardolinski, Carmen Netto e Mana Athanazio estão juntas na exposição Entre---Tecer, em cartaz até o dia 25 na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul.
Em uma série de trabalhos que envolvem bordado e patchwork, a chamada arte quilt, as artistas apropriam-se da linguagem para propor uma reflexão sobre temas que consideram pertinentes. Cada uma dentro de sua poética, porém interligadas entre si por meio da técnica e de camadas que se sobrepõem ao meramente decorativo.
— Esses processos de arte têxtil têm crescido muito nos últimos anos. Uma linguagem que vem sendo usada por vários artistas no mundo inteiro, mas que aqui na região não é muito difundida — salienta Sinara, que assina a organização da mostra.
Representando Caxias do Sul, Sinara tem sua produção debruçada sobre a passagem do tempo e o que ela acarreta. De Três Coroas, Maria Ignez discute a questão do feminino. Sara (Gramado) e Adriana (Canela), por sua vez, focam no bordado em si e Mana (Gravataí) mergulha na poética da leveza.
O grupo se reúne mensalmente em Gramado, no atelier de Carmen Netto. É lá onde pesquisam, refletem, compartilham memórias e põem em prática as ideias que fervilham em suas mentes criativas. Carmen, aliás, é a mentora do Festival Internacional de Quilt e Patchwork, cuja 21ª edição ocorreu este ano na cidade da Região das Hortênsias, atraindo artistas do Brasil e de outros países sul-americanos.
— O têxtil é um material com o qual a gente tem muita afinidade existencial. Estamos a vida inteira envoltos em panos, em tecidos. Então parece que tira o estigma da arte, do pincel, da tela. E se tu consegues deixar isso te absorver e se expressar, é muito bonito — reflete Carmen.
Programe-se
:: O quê: exposição Entre---Tecer.
:: Onde: Galeria de Arte do Campus 8 - UCS (Av. Frederico Segala, 3.099, Bairro Samuara, RS 122, Km 69, Caxias do Sul - RS).
:: Quando: visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
:: Quanto: entrada franca.