Dois pacientes internados _ ou presos! _ num local desconhecido. Em comum, apenas o que carregam de mais precioso: a história de suas próprias vidas, entre lágrimas e risos, em uma consistente relação de amizade. E, claro, a expectativa pela fuga. Esse é o pano de fundo do Espetáculo Alaranjado, uma das atrações do 2° Bento em Cena, com programação até sábado. A peça será apresentada nesta quarta-feira no Anfiteatro Ivo A. Da Rold.
Assinada pelo Coletivo Errática, que começou a tomar forma em Porto Alegre em 2012, traz ao palco os atores João Pedro Decarli e Nina Picoli, que resgatam a tradicional figura do bufão, também conhecido como bobo da corte, para denunciar as opressões cotidianas.
— O bufão traz uma linguagem que denuncia situações corriqueiras, mas sem se apresentar como um salvador. Ele não tem o parâmetro da ética, do que é certo ou errado. O bufão é um denunciador, desde pequenas opressões a situações mais amplas. E é justamente isso que tentamos trazer com o espetáculo, resgatando o conceito da paródia — antecipa Nina, que também ministra um workshop sobre a figura do bufão, quinta-feira, na Casa das Artes.
Com 50 minutos de duração, o espetáculo foi concebido a partir de uma cena do trabalho de conclusão de curso de Nina, formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Com a irreverência e o sarcasmo típicos do personagem, a peça também debate a imobilidade das pessoas que estão em casas prisionais, hospitais psiquiátricos e em clínicas de reabilitação.
— O Coletivo Errática surgiu como um projeto de pesquisa, sempre discutiu esses temas, assim como os conceitos de "não-lugar" e deriva, uma referência ao movimento do mundo nas ruas. Isso não significa, necessariamente, teatro de rua, mas um debate do que acontece nesse espaço. E o bufão é uma criatura da rua, tanto que no processo de criação, eu e João passamos 24h na rua, em contato direto com as pessoas e com a cidade — revela a artista.
AGENDE-SE
O quê: apresentação da peça Espetáculo Alaranjado, do Coletivo Errática.
Quando: amanhã, às 20h.
Onde: Anfiteatro Ivo A. Da Rold (Rua Herny Hugo Dreher, 127), em Bento Gonçalves.
Quanto: entrada gratuita (sugere-se a doação de um quilo de alimento não-perecível).
Informações: pelo telefone (54) 3454-5253.
PROGRAMAÇÃO BENTO EM CENA
Quinta-feira
9h, na Casa das Artes: workshop de Bufão com Nina Picoli.
Sexta-feira
15h, na Via Del Vino: Teatro de Rua - espetáculo Mãe Coragem e Sua Filha Muda: Uma Crônica da Guerra Tormenta, do Treta Teatro.
Sábado
20h, no Anfiteatro Ivo A. Da Rold: espetáculo Divertissemente, do Ballet Vera Bublitz.