A canção Triangulice, presente no primeiro disco do músico André Salomão, direciona o estilo heterogêneo do compositor nos seguintes versos: “Sou de um pedaço de Minas cercado de Brasil por todos os lados”. Natural de Araguari, no Triângulo Mineiro, Salomão ingressou na música sob influências múltiplas, incluindo o caldeirão sonoro de um dos mais icônicos representantes da música feita em seu Estado, o Clube da Esquina. Pautada pela diversidade de ritmos também deve ser a apresentação do músico em Caxias do Sul, nesta terça, no Teatro do Sesc. O show integra a programação do projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, que trouxe Salomão à cidade pela primeira vez em 2015.
– Se eu fosse me colocar numa prateleira, numa loja de CDS, escolheria a da MPB, que é o gênero de música que mais ouço e talvez o que mais se apresente na minha composição. Mas aqui em Araguari tem gente de todos os estilos produzindo e compondo. Essa mistura toda também me influencia. Meu primeiro disco é muito diverso, cada música tem uma história própria – explica ele.
De fato, o trabalho de estreia do músico, Planos e Muros (2015), carrega o ouvinte por caminhos que exploram a sonoridade da cultura popular brasileira de formas muito plurais – conduzidas por pop, reggae, baladas, berimbaus, percussões, etc. Ora soando mais íntimo, ora se entregando a um clima festivo, o que dá unidade a todas canções de Salomão é mesmo a poesia. Até para definir seu próprio ofício, o compositor busca a subjetividade romântica das palavras. A frase “Cantar é prolongar a alma até onde o som alcança” está presente em todos os canais de Salomão na internet.
– Milton Nascimento é meu maior ídolo, o Chico Buarque também sempre foi um farol, esse cuidado maior com a letra que ele demonstra me inspira – comenta.
Com o primeiro disco custeado via crowdfunding pelo Catarse, Salomão se prepara para criar um novo projeto de financiamento coletivo para lançar o segundo álbum. O trabalho pode carregar mais erudição no que diz respeito ao aspecto de arranjos, já que agora Salomão carrega agora uma formação em Música, com ênfase em canto, pela Bituca – Universidade de Música Popular. Quem comparecer ao show em Caxias poderá conferir uma palhinha do que virá por aí, já que ele pretende incluir algumas canções inéditas no repertório.
Programe-se
:: O quê: apresentação de André Salomão no Dandô - Circuito de Música Dércio Marques.
:: Quando: nesta terça, às 20h.
:: Onde: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2.462).
:: Quanto: R$ 20.
Leia também:
3por4: promoção vai levar cinco amigos para assistir o Ultramen de graça, em Caxias
Agenda: Projeto Terça Cult promove tributo a Andrea Bocelli nesta terça, em Caxias
Natalia Borges Polesso: ocupação
As pessoas estão desesperadas para chamar a atenção", diz Duca Leindecker, que lança CD em Caxias nesta quarta-feira
3por4: Bela Gil participou de encontro da Via Orgânica, projeto do qual é madrinha, em Garibaldi