amostra do que vem sendo produzido em termos de arte no mundo, em recortes no formato 18cm x 18cm, pode ser conferida até 30 de junho no Centro Municipal de Cultura de Gramado, durante o 27º Intercâmbio Internacional Miniarte. A exposição, idealizada pela artista gaúcha Clara Pechansky, traz trabalhos de 120 artistas de diversos países, que têm em comum, além do formato, o tema: fantasia.
– Comecei esse projeto em 2003, e temos já dez coleções de miniarte que viajam pelo mundo – conta Clara, destacando que as mostras sempre reúnem pelo menos uma centena de artistas.
As obras foram feitas especialmente para a mostra, e a escolha de um formato mais pequeno deve-se à praticidade do transporte para as exposições itinerantes. Ao mesmo tempo, o fato de serem mini-trabalhos possibilita a participação de um número maior de artistas, dando maior diversidade e representatividade à programação.
Leia também:
3por4: Espetáculo circense "Menorah" é uma das atrações da ExpoBento 2017
Professor fala sobre os desafios do casamento nos dias atuais
A voz da filosofia pop: acompanhamos uma palestra de Mario Sérgio Cortella em Caxias
Nova safra de cantoras sertanejas evidencia empoderamento feminino na música
Nesta edição – a quarta realizada em Gramado –, a mostra homenageia a trajetória da artista plástica Ena Lautert, 93 anos, também gaúcha, e tem três convidados de honra: o pintor Jorge Luis Hurtado Reyes, diretor da Universidade Autônoma de Sinaloa (México); o muralista e escultor Ernesto Rios Rocha, fundador da Organização Mundial de Artistas Integrados (Omai, México); e o pintor Jorge Torres, presidente da Fundação MAI Colômbia, associação internacional que é parceira do Miniarte.
Artes plásticas
Gramado recebe o intercâmbio Miniarte até o final de junho
Exposição reúne obras de 120 artistas de vários países
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project