Livros que soem como música para o leitor. Ou músicas que virem tramas literárias para dedicados ouvintes. Esta afinação de propósitos dá o tom da 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que vai até o próximo domingo. Mais do que as bancas de venda de livros, há atividades tentando buscar novos leitores.
Além da escolha do músico Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, como escritor homenageado, a feira inclui vários shows em sua programação diária. Há, também o espaço temético Do Verso ao Refrão Da Palavra à Música – lema da Feira – onde a decoração com motivos musicais, livros dedicados ao assunto, paineis com espaço para recados e um violão à disposição procura, atrair a gurizada.
Ali, na quinta-feira à tarde, Henrique Gregório, Jennifer Buacovski, Bruno Bottega, Karem Paim e Alisson Lopes estavam reunidos para ler algum verso, trocar ideias talvez fazer um som. Eles integram o projeto Mudar o Mundo? Bora Começar, do programa CDI Bibliotecas, desenvolvido em Bento e em outros 49 municípios brasileiros, que visa aproximar jovens aos espaços dos livros, ao mundo literário.
Gregório, 14 anos, por exemplo, curte e toca Raul Seixas, Legião Urbana, e tem se aproximado dos livros.
– A leitura te deixa com mais capacidade de interpretar, de entender as coisas –diz ele.
Jeffiner, também 14 anos, concorda com o amigo.
– A gente aprende a aprender – disse ela, que acabou de ler a crônica Cantada, de Luiz Fernando Veríssimo, para uma das atividades do projeto que participa.
Esse foco nos novos leitores, de fato, um dos eixos da edição “musical” da Feira de Bento.
– Queremos chegar principalmente aos jovens. E música está intrínseca à vida deles. Por isso procuramos linkar música e literatura, trazendo esta relação para a praça – diz Eunice Pigozzo, da organização.
A dobradinha, de fato, está reverberando entre os leitores e consumidores.
– A música é um meio de disseminar a literatura através da poética. Essa união é extremamente interessante pois são duas coisas muito interligadas – avaliou o músico Alison Seben, baterista, assíduo da feira de Bento, que se diz um devorador de literatura.
Esse apetite pelos livros também animou os livreiros nos primeiros dois dias de vendas.
– Livros sobre música são muito vendidos em Bento. Por causa do tema deste ano, também trouxemos vinis. E parece que aqui em Bento a galera é beatlemaníaa, pois foi um dos assuntos que mais vendeu. Para os dois primeiros dias, as vendas estão muito boas – disse Flávia Kuver, da Do Arco da Velha Livraria e Café.
Shows
Nesta terça, às 12h, Jéverson Carelli faz show acústico e, às 18h, tem apresentação de Tatiéli Bueno.
Quarta-feira, às 18h, tem o recital poético com Pedro Júnior da Fontoura e, às 19h30min, palestra show O Que Ouvi de Raul, com Giovanni Mattiello.