Não há como conter o riso quando Ludovico Von Von surge em cena. Mistura de palhaço, professor e maestro, o personagem ganha a simpatia de qualquer um que o vê em ação no projeto Comunidade em Concerto nas Escolas, todas as quartas-feiras, no palco do Teatro do Sesc, em Caxias do Sul. Figura pra lá de carismática interpretada pelo ator Márcio Ramos, Von Von é o excêntrico regente do Quimetais, grupo de câmara do concerto voltado a alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais. O objetivo é claro: aproximar os estudantes de seis a 10 anos da música instrumental.
Com roteiro de Ana Fuchs e figurinos assinados por Raquel Capeletto, que remetem aos antigos circos mambembes, a montagem apresenta, de forma lúdica, os principais elementos necessários para a composição de uma obra. Durante uma hora, os espectadores mirins interagem com o regente e, brincando, aprendem sobre itens como harmonia, contraponto e ritmo, além de conhecerem algumas peculiaridades dos instrumentos do quinteto de sopros: trompete, tuba, trombone, trompa.
- Alguém aqui já ouviu falar em melodia? – pergunta o maestro.
Mais do que depressa, dezenas de mãos se erguem na plateia.
– O que é melodia? – insiste o anfitrião.
– É uma nota! – grita alguém.
– É uma música! – tenta outro.
Entre erros e acertos, a lição continua, sem que ninguém perceba o tempo passar. Na parte seguinte, Ludovico Von Von conduz os jovens aprendizes a uma viagem pelos principais períodos artísticos. Do Renascimento aos dias atuais, as explicações são pontuadas por intervenções musicais interpretadas por Beto Scopel e Samuel Douglas (trompete), Felipe Istan (tuba), Silas da Silva (trombone) e Ramon Rizzon (trompa). O repertório passa por composições de Vivaldi e Mozart, canto gregoriano, chorinho, Beatles, Michael Jackson, Deep Purple e canções como Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, para explicar as diferentes vertentes musicais.
Antes de se despedir, o maestro aplica uma prova relâmpago, lançando perguntas sobre o conteúdo recém aprendido. Na última quarta-feira, quando a reportagem acompanhou a sessão, Iasmin Silva, seis anos, aluna do primeiro ano da Escola Municipal Luiza Morelli, foi chamada ao palco para reger o quinteto. Um pouco tímida, mostrou desenvoltura ao erguer os bracinhos e fazer movimentos como uma verdadeira maestrina. Ao final, arrancou aplausos.
A diretora da instituição, Cláudia Machado, avalia o projeto como uma experiência única para os alunos, por proporcionar uma atividade que muitas vezes não faz parte do dia a dia dos estudantes.
– Amplia os horizontes deles. É uma forma excelente de inserir a música de uma maneira leve e de incentivar para que criem gosto e curiosidade – afirma a professora.
Inscrições
:: As apresentações ocorrem às quartas-feiras, às 14h, no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul, até o dia 6 de julho. Ainda há vagas para as duas últimas sessões desta temporada, dias 29 de junho e 6 de julho.
:: Podem participar escolas das redes municipal e estadual de ensino, sendo três escolas com até 50 crianças cada uma por sessão e, preferencialmente, alunos do segundo até o quinto ano.
:: A entrada é franca, e o transporte é por conta da escola. Mais informações pelo telefone (54) 9125.4930 ou pelo email produtora@tumtumproducoes.com, com Juliana.