Desde o surgimento, na década de 1950, o rock ultrapassou as fronteiras dos riffs de guitarra, dos cortes de cabelo extravagantes ou dos punhos fechados em formato de chifrinhos. A coordenadora da Licenciatura em Música, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Patricia Pereira Porto, visualizou inclusive um potencial acadêmico no gênero e formatou o curso de extensão História do Rock - Do Clássico ao Metal Extremo, que a UCS inaugura nesta quarta.
Com carga horária de 63 horas (válidas também como atividade complementar para quem já é aluno de graduação), o curso será pautado por temáticas como linguagem musical; drogas e psicodelismo; experimentalismo; rock e música eletrônica; movimentos underground; etc.
- Cada época e gênero têm coisas muito interessantes a serem abordadas. Atualmente, um dos temas mais polêmicos é a relação dos gêneros de metal com ideologias como nazismo, feminismo, crenças, dentre outros. Na época em que vivemos, penso que é não somente interessante, como é também importante abordar esses assuntos - diz Patricia, sobre um dos módulos: Rock e sua relação com ideologias (fascismo, nazismo, feminismo, satanismo, cristianismo).
A coordenadora aponta que as aulas oferecidas pela UCS não possuem relação alguma com o icônico Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock, formatado na Unisinos pelo expert no assunto Frank Jorge. A principal diferença entre eles é que o curso caxiense não é uma graduação e sim uma extensão, com duração de somente um semestre. Mas há pelo menos uma semelhança: por aqui, a coordenadora também tem histórico roqueiro. Patricia já teve banda só de meninas, já misturou metal com música clássica no projeto Cantos a la Noche e atualmente integra a banda de dark metal M26, como baixista.
- Minha relação com o rock é de infância. Meu irmão e eu crescemos ouvindo Led Zeppelin, Yes, Rush, Deep Purple, dentre outros. No início da adolescência, comecei a tocar contrabaixo elétrico - conta ela.
Conforme Patricia, o curso História do Rock não é dirigido somente a músicos, mas a qualquer interessado em discutir as relações sociais, políticas e existenciais do gênero, além de estar disposto a participar de exercícios de criação musical.
- Seria bom que as pessoas tivessem conhecimento que rock não é um só, que esse "conceito" abrange um universo de gêneros musicais, que consequentemente implicam em uma diversidade de comportamentos sociais, culturais, tendências e estéticas - explica a coordenadora.
SAIBA MAIS
:: Inscrições: o período oficial de inscrições terminou na semana passada, mas ainda restam algumas vagas disponíveis. Interessados devem preencher ficha no site www.ucs.br (clique na janela Extensão e depois em História do Rock)
:: Informações: no Centro de Artes e Arquitetura, pelo (54) 3289.9000
:: Aulas: às quartas-feiras, das 13h30min às 16h30min, no Campus 8
:: Investimento: R$ 1.054 à vista (há opções de parcelamento em até cinco vezes)
Ensino
Universidade de Caxias do Sul inaugura curso "História do Rock"
Aulas iniciam nesta quarta
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project