A partir desta terça-feira, Bento Gonçalves recebe o ciclo Sombras que Assombram _ O Expressionismo do Cinema Alemão, no Sesc (Cândido Costa, 88).
Até o dia 31, sempre às terças-feiras e às 20h, serão exibidos gratuitamente cinco filmes, a começar por O Gabinete do Dr. Caligari (leia mais no quadro). Ao final de cada projeção, debatedores falarão sobre cada filme.
O cinema expressionista teve seu auge na década de 1920, numa Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial. O gênero se destacou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras mescladas à exposição de uma sociedade envolta em um cenário desolador. Geralmente, as interpretações são caricatas e teatrais, com cenários distorcidos e com temas folclóricos, literários, sombrios e fantasiosos de terror.
Os filmes exibidos
Nesta terça
O Gabinete do Dr. Caligari (1919, 62min, de Robert Wiene)
Num pequeno vilarejo, um misterioso hipnotizador chega acompanhado de um sonâmbulo que estaria adormecido há 23 anos. À noite, ele perambula pela cidade e concretiza as previsões funestas de seu mestre.
Dia 10
As mãos de Orlac (1924, 110 min, de Robert Wiene)
Um prestigiado pianista tem suas mãos amputadas após um acidente. Ele recebe um implante com as mãos de um serial killer, o que o faz mergulhar na loucura e na paranoia.
Dia 17
O Golem (1920, 68min, de Paul Wegener)
Uma espécie de rabino concebe em um ritual o ser de barro inanimado, o golem. O rabino controla a vida dele retirando a estrela de Davi de seu peito, porém o monstro percebe isso e passa a proteger a estrela. O problema acontece quando o golem perde o controle, não aceitando mais seguir ordens alheias.
Dia 24
O Gabinete das Figuras de Cera (1924, 83min, de Paul Leni)
Um jovem é contratado por um museu de cera para escrever as histórias de três de seus personagens, o califa Haroun Al-Haschid; Ivan, O Terrível; e Jack, O Estripador. Os cenários tridimensionais do filme causam uma terrível estranheza no espectador, com o uso de espaços labirínticos, escadas tortuosas e irreais, de aparência disforme e claustrofóbica.
Dia 31
Metrópolis (1927, 124min, de Fritz Lang)
Numa cidade segregada, os ricos vivem em um lindo jardim e os trabalhadores no subsolo da cidade. A jovem Maria conclama os trabalhadores a reivindicar seus direitos.