O balé fitness, febre nas academias de São Paulo e Rio de Janeiro, começou a ganhar adeptos em Caxias do Sul. Modalidade que intercala movimentos de balé e exercícios mais fitness, é focada na garantia de tônus, equilíbrio e definição muscular. Mesmo com a pegada de musculação, engana-se quem pensa que a atividade utiliza, também, caneleiras ou halteres. A ideia, de acordo com a professora e bailarina Catiana Oliveira, é usar o peso do corpo para melhorar o tônus muscular, a força e a flexibilidade:
- Usamos somente elásticos para alongar e bolinhas para certos movimentos. As repetições e a postura certa é que darão o resultado. A aula tem ênfase em isometria, sustentação e repetição. Ela traz os passos e a rigidez nas posturas do balé, mas é mais dinâmica. Mas a principal diferença com o clássico é o número de repetições das séries. O figurino também é semelhante, com o collant e as sapatilhas, mas é só pela funcionalidade - explica Catiana.
Confira o vídeo que mostra uma aula de balé fitness:
Apesar de ainda ser novidade no sul do País, o balé fitness foi criado há mais de 10 anos pela bailarina Betina Dantas que, após, sofrer uma lesão no joelho e impedida de subir na sapatilha de pontas, criou a modalidade para não se afastar da dança.
Em busca de condicionamento físico e de definição muscular, Júlia Soso de Azevedo, 16 anos, procurou o balé fitness para dançar e ganhar condicionamento físico. Ela fez balé por 10 anos e encontrou na modalidade uma forma de unir o útil ao agradável:
- Ele deixa o corpo da mulher mais bonito, ajuda a desenhar as curvas.
Benefícios
* Os exercícios ajudam na postura e na definição dos músculos;
* Melhora a respiração e o tônus muscular;
* Ajuda na sociabilidade, já que as aulas são feitas em grupo;
* Define e modela o corpo;
* Trabalha com o equilíbrio;
* Grande gasto de calorias: cerca de 800 em meia hora;
* Com os alongamentos, ajuda na flexibilidade.