Pelo menos desde 2008 a Feira do Livro vem registrando aumento no número de vendas. Desta vez, as 47 bancas foram responsáveis pela comercialização de 114.560 livros, quase 11% a mais do que registrado na edição passada.
Os números informados pela Secretaria da Cultura são substanciosos, ainda mais em uma época de recessão econômica.
- Vi muitas crianças circulando, também muitas palestras lotadas, inclusive com pessoas assistindo de fora do auditório. Na primeira semana, já estávamos com número de visitantes 50% acima com relação à primeira semana de 2013 - apontou a secretária da Cultura, Rubia Ana Mossi Frizzo.
E teve a chuva intensa dos últimos quatro dias a atrapalhar o movimento na Feira, que segundo a organização recebeu nos 17 dias cerca de 500 mil visitantes. Não fosse isso, talvez a previsão dos livreiros tivesse sido concretizada.
- Nossa expectativa era de ultrapassar entre 30% e 50% os números de 2013 - disse
Cristiano Bartz Gomes, presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca).
Uma das principais novidades deste ano, a Rua Coberta pode continuar nas próximas edições da Feira. A decisão, porém, depende de trâmites com a Secretaria de Trânsito.
- Eu manteria. Ele foi pensado para as crianças (que acessavam o Palco Infantil com mais segurança) e para o Festival Gastronômico (sucesso do último dia do evento, ontem).
Além disso, Rubia acredita na efetivação do Festival Literário e Cultural Entrelinhas.
- Havia atrações na Galeria de Arte, na Vitrine Cultural, no Teatro Municipal, no Leiturário, no Palco Infantil, para onde quer que olhássemos.
Encerramento com Adriana Calcanhotto
Estrela da MPB, Adriana Calcanhotto fez um show conciso e pontual ontem, no encerramento da 30ª edição da Feira.
Apesar do pouco tempo - cerca de uma hora e 10 minutos - os hits vieram conforme a apresentação ia se aproximando do fim. Depois de 15 músicas, a maior parte extraída do último disco, Olhos de Onda, Adriana desceu do palco, bebeu água e voltou para uma tríade matadora de bis: Me Dê Motivo (Tim Maia), Mentiras e Eu Fico Assim Sem Você (imortalizada por Claudinho & Buchecha), com direito a final apoteótico cheio de crianças ao palco.
Antes disso, outros momentos foram emocionantes, como a interpretação de Devolva-me (um de seus maiores sucessos), e o cover de Back to Black, da Amy Winehouse, com a entrada desavisada de uma borboleta de cor escura no palco.
Adriana lembrou que não vinha a Caxias "desde o século passado" e mostrou parcerias com poetas como Arnaldo Antunes, Antônio Cícero e Waly Salomão, relacionando sua obra, ainda que não de forma proposital, com a 30ª Feira do Livro.
Balanço
Feira do Livro de Caxias comercializou 114.560 livros na 30ª edição
Programação encerrou neste domingo, com show de Adriana Calcanhotto
GZH faz parte do The Trust Project