Quem gosta de literatura tem compromisso certo em Caxias do Sul desde março de 2012. Foi quando nasceram os encontros chamados de Órbita Literária, e que chegam ao número 100 nesta semana. Os bate-papos em torno da literatura foram idealizados por Adriana Antunes, Juliana Vexel e Jaqueline Pivotto, que formavam o grupo NósSemHora, responsável pelo evento na época. Inicialmente, eram realizados no Aristos, também nas segundas. Com o passar do tempo, os organizadores foram mudando: agora são Claudio Troian, Juliana Santos, Erni Sabedot e Tiago Marcon, e, este ano, o grupo passou a ser denominado Grupo Cultural Órbita Literária.
De forma dinâmica e interativa, os encontros não são palestras ou saraus. O nome órbita deu-se ao fato das cadeiras serem dispostas em formato de circulo e o bate-papo ocorrer com intervenções de todos.
- Essa oxigenação faz com que as pessoas gostem e queiram repetir, pois não é estático - destaca Troian.
Para alinhar o ambiente com a atividade, em março de 2013 os encontros passaram a acontecer na Do Arco da Velha Livraria e Café.
A Academia Caxiense de Letras (ACL) vai comandar o centésimo encontro do Órbita Literária, que ocorre nesta segunda, às 20h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570), em Caxias do Sul. Haverá um quiz literário com 20 questões relacionadas à literatura caxiense. Enquanto os gabaritos serão levantados, a discussão acontecerá em torno do cenário caxiense, referência do órbita.
A Academia repartirá, entre aqueles que atingirem a pontuação mais alta, um prêmio no valor total de R$ 300 em vales-presente em livros, a serem adquiridos na Livraria e Café Do Arco da Velha. A entrada é franca.
Conversas e livros
Órbita Literária chega ao centésimo encontro nesta segunda-feira, em Caxias
Reuniões ocorrem desde 2012 para falar sobre o mundo das letras
GZH faz parte do The Trust Project