Ajudar a salvar livros raros, alguns datados do Século 17, e ainda deduzir a maior parte da ajuda do imposto (IPTU ou ISQQN). Essa é a proposta da segunda edição do Projeto Salve um Livro, que está sendo lançada pelo Museu dos Capuchinhos (MusCap), de Caxias do Sul. A intenção, desta vez, é restaurar 50 livros que fazem parte do acervo de obras raras da biblioteca do MusCap - na primeira edição, no ano passado, foram 59 restauros.
Diferentemente do ano passado, quando o doador escolhia no site uma obra a adotar e contribuía com o total necessário ou uma quota, agora o valor total do projeto será dividido entre todos os patrocinadores e apoiadores, por meio de cotas de até 20% do valor de seu IPTU ou ISQQN.
Para participar, é preciso ser contribuinte no município de Caxias, e entrar em contato com o museu, pelo telefone (54) 3220.9565 ou o e-mail educativo@muscap.org.br. Depois, o interessado assinará um termo de compromisso, e o valor da contribuição poderá ser parcelado na data do pagamento do imposto devido.
Há duas formas de ajudar a "salvar os livros": por meio de doação ou patrocínio (nesse caso, o logo do patrocinador irá para os materiais). É possível doar até 20% do IPTU ou ISSQN devido, e, desse montante, 90% será deduzido no caso de doações, e 70% no caso de patrocínio.
A captação de recursos vai até abril, e a expectativa é captar R$ 60 mil. Os livros, além de recuperados, serão digitalizados numa biblioteca virtual, que será apresentada ao público no ano que vem, junto com as obras restauradas.
Confira algumas obras que estão na lista e por que elas são importantes:
- Obra de São Bernardo, 1616: é o mais antigo da campanha
- Concordância Bíblica, de 1701: importante pela antiguidade e por ajudar a contar a história da teologia
- Dicionário de Medicina Popular, de 1851: importante por ter sido impresso no Brasil, no início da história da tipografia brasileira
- Conferências Teológicas e espirituais dentro da grandeza de Jesus Cristo, Deus-homem, de 1686: antiguidade
- Vida de São Benedito da S. Filadelfo, de 1805: conta a história de São Benedito
- Suma de São Tomás de Aquino, de 1685: edição rara da obra original de São Tomás de Aquino
Memória
MusCap dá início a nova campanha para salvar livros raros
Segunda edição do projeto visa restaurar 50 obras
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: