Experimentar novas sensações, brincar com os sentidos e com a imaginação dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caxias foram os objetivos do músico porto-alegrense Marcelo Armani na tarde desta quinta-feira.
Ao lado de outros artistas, Armani participa do Festival Brasileiro de Música de Rua, que segue até domingo em Caxias, e praticou com os alunos (adolescentes e adultos) a arte da experimentação sonora. Ele gravou diversos sons do cotidiano - como latidos, goteiras e ruídos de falas humanas - e fez com que o alunos apenas escutassem e tentassem reconhecer aqueles sons. Para isso, instalou, dentro de um ônibus cedido pela Visate, caixas de som em diversos pontos.
- Quero que vocês escutem e imaginem o que vocês quiserem. Quem achar melhor, pode fechar os olhos - aconselhou o artista, ainda no início da instalação sonora.
Acompanhados pelas professoras, os alunos manifestaram-se das mais diversas maneiras dentro do ônibus. A cada ruído, uma sensação:
- Acho que isso é um passarinho! - gritou um dos estudantes, instigando a participação dos outros.
- No começo, eles acharam que cantariam e dançariam, já que souberam que um músico estaria aqui. Depois que souberam o que era, ficaram ainda mais felizes. Essas atividades são muito importante para eles porque estimula a capacidade intelectual - explicou Paula Menegat, diretora da Escola de Educação Especial Dr. Henrique Ordovás Filho.
A instalação sonora de Armani durou cerca de 30 minutos, mas foi o suficiente para encantar todos aqueles alunos da Apae, que mostraram, no olhar, a felicidade em poder fugir da realidade e ir para um mundo totalmente musical.
Ainda estão previstas apresentações nos pontos de ônibus, nas praças e parques da cidade. Confira a programação desta sexta do Festival Brasileiro de Música de Rua:
PROGRAMAÇÃO
* 17h30min: Quinteto de Metais (foto), na Av. Júlio de Castilhos
* 17h30min: Marcelo Armani, na Praça Dante Alighieri
* 17h30min: Medialunas, na Praça João Pessoa (São Pelegrino)
* 17h30min: Coletivo Shanghai, no Camelódromo
* 15h - 17h: Roger Canal, no circuito pontos de ônibus
* 19h às 22h: oficina com Roger Canal, no Coletivo Labs
* 9h às 12h e 14h às 17h: Marcelo Armani, no ônibus (escolas especiais)
* 19h: exibição do filme Di Melo, O Imorrível, no Bergson Hotel
* 19h30min: exibição do filme Volume Um: Em Bom Som, no Bergson Hotel
A cobertura completa do Festival Brasileiro de Música de Rua você confere no Almanaque deste final de semana.
Cultura
Músico Marcelo Armani interage com alunos da Apae, em Caxias
Apresentação do artista integra a programação do Festival Brasileiro de Música de Rua
GZH faz parte do The Trust Project