Se na hora de escolher entre suco e refrigerante você prefere os sucos industrializados, pode não estar fazendo uma escolha tão saudável quanto imagina. Apesar de todas as nutricionistas concordarem que frutas e legumes são a base de uma alimentação saudável, o suco de caixinha tem muito mais pose do que propriedades benéficas.
Para Adriana Salum, professora da Unisul, deve ser feita uma ressalva com relação a eles quando se indica o consumo de frutas.
- Suco industrializado é cheio de açúcar. O que menos tem ali é polpa de fruta. O ideal é tomar suco feito da fruta mesmo, ou procurar as marcas que não adicionam açúcar. Existem marcas de suco 100% integral de uva e também de suco de laranja.
Açúcar e corantes
Segundo a nutricionista Ana Paula Rio Branco declarou ao DC em reportagem sobre os 10 alimentos que mais fazem mais para a saúde, o açúcar e os corantes artificiais estão entre os campeões em danos ao organismo.
- Ele inibe a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais, agride o intestino, causa desequilíbrio na flora intestinal, aumentando número de bactérias e fungos no organismo, pode causar inflamações e pode provocar diabetes. Além disso o açúcar pode causar dependência ou seja quando não ingerimos sentimos falta - explica a nutricionista.
Já os corantes, que podem causar reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritação estomacal, problemas na pele, hiperatividade e ainda chances de desenvolver no organismo substâncias que causam câncer. Se consumidos com frequência eles podem até interferir no processo metabólico e neurológico e só servem para dar cor e aparência, não possuem nenhum um valor nutritivo.
O conselho das nutricionistas, de evitar os sucos industrializados, é respaldado por uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec, que mostra que apesar do grande apelo às frutas nas embalagens dos produtos, os alimentos industrializados não contêm quantidades significativas desse ingrediente, fato que passa despercebido para o consumidor.
O Idec analisou 18 produtos entre iogurte de fruta, pó para refresco, néctar, gelatina e isotônico. Oito deles não têm nem vestígio de fruta. Os demais apresentam porcentagem pequenas, que chegam no máximo a 10%. Em vários deles o percentual fica em torno de 1%.
A advogada do Idec, Mariana Ferraz, responsável pela pesquisa, afirmou que as figuras e frases que fazem alusão à fruta são o grande chamariz do produto, mas não correspondem à composição real.
Veja no site do Idec os alimentos que foram analisados.
Fruta?
Maior parte dos sucos de fruta têm apenas 1% de polpa, revela pesquisa
Bebida contém muitos conservantes e corantes e não é saudável como aparenta
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: