Os temakis, os novos queridinhos no cardápio de quem aprecia comida japonesa, são uma das variações do sushi - envoltos em folha de alga e com arroz japonês, só que em forma de cone. Apesar de serem, atualmente, uma febre em Caxias e região, foram criados em 1924, no Japão, para reaproveitar os alimentos que sobravam do preparo de sushis, sashimis e filés de peixes.
- O temaki é o único entre os sushis enrolados com alga que não é feito com a ajuda da esteirinha de bambu. Ele ganhou esse nome por ser montado somente com as mãos: em japonês, "Te" significa mão e "maki", enrolado _ explica o chef Gabriel Lourenço, responsável pela concepção gastronômica da Kamaki Temakeria, aberta recentemente no San Pelegrino Shopping Mall, em Caxias.
Comparados com fast-foods pela rapidez com que são preparados, os temakis podem ser recheados com os mais diversos ingredientes, mas o clássico é feito com salmão, cebolinha e cream cheese.
Mas o chef Lourenço também criou uma versão doce. Confira a receita:
Ingredientes
- 1 unidade de casquinha de sorvete
- 100g de morango fresco
- 50g de creme de avelã
Modo de preparo
1. Passe o creme de avelã por dentro da casquinha.
2. Recheie a casquinha com os morangos picados.
3. Finalize com mais creme.
No Almanaque deste final de semana, confira a receita de dois temakis salgados, também criações do chef Gabriel Lourenço.
Dica do chef
Confira a receita de um temaki doce, criação do chef Gabriel Lourenço
Prato, na versão salgada, foi criado no Japão em 1924
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: