A programação do aniversário de 23 anos do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho tem início neste sábado (5) com várias atrações. Entre elas, um resgate de parte da história da extinta Vinícola Luiz Antunes, onde o espaço está localizado.
A atividade, conduzida por este colunista, pretende reunir moradores próximos – dos bairros Panazzolo, São Leopoldo, Rio Branco e "Lusitano" – e ex-funcionários do local para uma roda de conversa com o público, seguida de visita aos prédios remanescentes, como o antigo pórtico e as edificações onde funcionavam o escritório e o laboratório da empresa.
Também será possível conferir algumas curiosidades junto ao Memorial da Cantina Luiz Antunes & Cia, no acesso à Galeria de Arte. Ali estão, além de barris, dornas e maquinário antigo, fotografias, garrafas, miniaturas e rótulos das lendárias bebidas produzidas pela empresa – fundada em 1865, em Porto Alegre, e chegada a Caxias por volta de 1910. Entram aí o Conhaque Imperial, o Quinado, o Vermute, o Branco de Mesa e o Vinho Velho Imperial, entre outros.
Na imagem acima, o enorme complexo da Antunes em meados dos anos 1950, com os antigos prédios demolidos para a instalação do Fórum de Caxias do Sul, nos anos 1990. Vê-se ainda a extinta casa onde residiu a família Lentz da Silva, ao lado do pórtico - o espaço irá abrigar em breve mais um empreendimento imobiliário.
PROGRAME-SE
O quê: Visita guiada sobre a história da Vinícola Luiz Antunes.
Quando: sábado, 5 de outubro, às 15h.
Onde: saguão do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 - bairro Panazzolo - Caxias do Sul).
Quanto: entrada franca.