A trajetória do grupo de mulheres responsável pela idealização e manutenção do Hospital Pompéia acaba de ganhar mais uma publicação revelando detalhes de sua importância histórico-social. Falamos do livro “Minhas Memórias sobre a História das Damas de Caridade do Hospital Pompéia”, de autoria de Adelaide Isabel Pezzi Verza. O lançamento ocorre nesta quarta (dia 18), a partir das 15h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura de Caxias do Sul.
Aos 94 anos, dona Adelaide foi testemunha de boa parte dessa história, assim como várias das mulheres da família Pezzi. A avó Isabel Pezzi foi a primeira enfermeira do Pompéia, atuando por 33 anos ininterruptos, até falecer, em 1964. Tias e primas, como Aurora Pezzi Ungaretti, Marina Pezzi, Maria de Lourdes Pezzi Gianella, Neda Pezzi, Maria Emilia Pezzi Portela, Adelia Parolini Pezzi e Elza Pezzi, também fizeram parte do grupo de damas voluntárias.
Dessa tradição em prol do próximo - e a partir do convívio com várias dessas mulheres - veio o convite para participar do grupo. Integrante do Pio Sodalício Damas de Caridade do Hospital Pompéia desde abril de 1984, dona Adelaide atuou em diversas frentes.
Em 40 anos de atividades, foi tesoureira, secretária e coordenadora do setor de costura. Atualmente, não atua mais nesse setor, porém segue participando das reuniões e eventos relacionados ao Pio Sodalício, além de frequentar semanalmente as missas celebradas na capela do hospital.
Capelão do Pompéia, o padre Claudio Pezzoli destaca, no texto de apresentação do livro, a importância do relato de dona Adelaide - especialmente pelo fato de a autora ter convivido, em sua infância, com as fundadoras do Pio Sodalício, entre elas Ignez Parolini Thompson, Angelina Sassi Comandulli, Adelaide Rosa, Joanna Maria Dal Pont Lunardi e Paulina Soldatelli Moretto.
- Podemos dizer que essa convivência constrói uma ponte entre o passado e o presente, tornando nossa história tão rica, não só uma lembrança ou saudade do que passou, mas reovando nossa responsabilidade de continuidade do presente e projeção para o futuro.
AGENDE-SE
O quê: lançamento do livro “Minhas Memórias sobre a História das Damas de Caridade do Hospital Pompéia”, de Adelaide Isabel Pezzi Verza.
Quando: nesta quarta, dia 18, às 15h.
Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura de Caxias do Sul.
Quanto: o livro custa R$ 30. O valor arrecadado será revertido para o Pio Sodalício do Hospital Pompéia.