Desde domingo, o documentário Hampel, 125 anos está disponível no canal Viva São Chico, do YouTube, em português e libras. O filme de 30 minutos integra o projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula, dirigido pela jornalista Lúcia Pires – com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio cultural do Parador Hampel e da produtora aDiáspora.
A obra conta a história do imigrante vienense Franz Joseph Rudolph Hampel, que, em 1899, subiu a Serra para instalar a sua Quisisana Pensão Hampel. No doc, frequentadores, administradores, trabalhadores e especialistas lembram desse patrimônio cultural centenário – que inaugurou a hospitalidade na Serra Gaúcha e ajudou a construir a identidade do município e da Região das Hortênsias.
O PROJETO
Bem patrimonial de São Francisco de Paula, o Parador Hampel é catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE). Está instalado em uma área de 44 hectares de mata nativa preservada, com floresta de araucárias, seis cachoeiras e um lago.
A saber: Em 2020, outros três bens culturais do município foram abordados em vídeos, rodas de memória e um livro: o Hotel Cavalinho Branco e Lago São Bernardo; o centenário Colégio José de Alencar; e o cinema Serrano, no distrito de Cazuza Ferreira), viabilizados com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC Educação Patrimonial – Fundo de Apoio à Cultura, com realização da prefeitura.
CONFIRA
O quê: documentário Hampel, 125 anos.
Onde: canal do YouTube Viva São Chico, com tradução para Libras.