Os 50 anos de fundação da Sociedade Esportiva Cultural Bahia, surgida em 1973, em Caxias do Sul, serão recordados com festa neste sábado (5). A partir das 20h30min, a agremiação promove um jantar dançante no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Pioneiro. Haverá também a entrega do Prêmio Caxias para a entidade, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambros.
Confira o relato enviado pelo leitor Denerlei Domingos Antonioli, detalhando os primórdios do time:
“Por iniciativa do senhor José Jamir Teles da Silva e sua esposa, senhora Maria Teresa da Silva, constitui-se em 1973, a Sociedade Esportiva Cultural Bahia, localizada no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul. Mais conhecido como Tim Beira, o senhor José era treinador de outra equipe da cidade,que enfrentava dificuldades em treinar - alguns atletas ficavam descontentes em estar na reserva, o que gerava alguns desconfortos. O casal decidiu, então, fundar a Agremiação S.E.C. Bahia em novembro de 1973, unindo jogadores, amigos e familiares. Após algumas reuniões, foram definidos, juntamente com seus dirigentes, as cores do clube, a confecção dos uniformes e o calendário de jogos. Atualmente, as cores adotadas pelo clube são o azul e o vermelho.
O primeiro jogo do time ocorreu na cidade de Flores da Cunha, também no mesmo ano (1973) . A equipe foi premiada com um troféu que se encontra até hoje na sede do clube. Nos anos 80, o então presidente, Carlos Fernando Gomes Azevedo, e seus dirigentes, decidiram ampliar as atividades esportivas para outras categorias, como escolinhas infantis e veteranos, instituindo também a diretoria feminina”.