Até a próxima terça-feira (8), a sede social do Recreio da Juventude sedia a exposição alusiva à trajetória do Musical Abertura - desde as primeiras bandas em que tocaram o pioneiro Abílio Guerra e seus irmãos, a partir dos anos 1940, até a fundação do grupo, por Gilberto e Edgar Guerra, filhos de Abílio, em 1978.
Em vídeos e fotos, curiosidades não faltam, conforme detalhamos em duas colunas da semana passada. Hoje, porém, destacamos o figurino “criado” por Edgar Guerra naquele finalzinho dos anos 1970. Foi uma espécie de “vingança”, devido ao nome da banda sugerido por ele (Banda do Sargento Pimenta, inspirada no lendário álbum Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band, dos Beatles) não ter sido aprovado pelos integrantes do grupo.
Conforme lembrado por Edgar, não foram poucos os “quase nomes” do Musical Abertura. Para se ter uma ideia, na lista de sugestões figuraram Banda Mundo, Banda Tabu, Combo, Musical Mambo, Cuba Libre e Musical Seresta, todos buscando traduzir o ecletismo do repertório.
— Como eu havia morado nos EUA como estudante de intercâmbio, a influência do inglês começou a surgir: WarBand, Golden Arm Band e Sergeant Pepper’s Band, meu preferido! Na tradução, “Banda do Sargento Pimenta” lembrava Os Originais do Samba — conta.
OUTROS NOMES
Foram cogitados também Musical Aventura (uma aventura ao redor do mundo), Musical Serenata, Banda Rumba, Musical Anima (quase a escolhida), Banda Ritornelo (para o grupo voltar a tocar muitas vezes nos lugares) e Musical Alegria. De toda a lista, o nome escolhido democraticamente foi Musical Abertura, inspirado na abertura política da época e na introdução das obras clássicas.
— Meu voto único no Sgt. Pepper’s Band foi derrotado, mas não esquecido.
Nascia aí o uniforme que acompanhou o grupo entre 1978 e 1980, conforme vemos nas imagens desta página.
— Os músicos viraram fãs do figurino do Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band, mas com uma ressalva: deveria ser de uma cor só, realmente um uniforme. E a cor azul foi a escolhida — conta Edgar, que sempre foi o responsável pelo visual do grupo.
AGENDE-SE
A exposição “Musical Abertura 40 Anos” ocorre na sede social do Recreio da Juventude, na Rua Pinheiro Machado, até 8 de novembro. O jantar-baile será neste sábado, dia 5. Já no dia 8, às 20h, durante o Terça Cult Especial, ocorre o show “A Era das Big Bands.
É quando o Musical Abertura apresentará sucessos de Ray Conniff, Frank Sinatra, Michael Bublé, entre tantos outros artistas que fizeram e fazem parte de seu repertório. O ingresso corresponde a um quilo de alimento não-perecível, com venda pelo aplicativo e nas secretarias das sedes Juventude e Guarany.