Acessório de proteção, adorno estético, símbolo de poder e status social, adereço de nobreza, não são poucas as nuances culturais e comportamentais atribuídas ao item que a humanidade usou sobre a cabeça ao longo dos séculos.
É exatamente essa abordagem múltipla que a pesquisadora e especialista em indumentária Véra Stedile Zattera apresenta em seu novo livro, Chapéus, Coroas, Tiaras e Adornos, cujo lançamento ocorre nesta quinta-feira (4), em Caxias do Sul.
Detalhando desde modelos de coroas da Europa e do Império Russo a chapéus confeccionados por chapeleiros e costureiros internacionais, passando pela glamourização do acessório nas telas do cinema ao longo do século 20, o livro de Véra destaca ainda o tradicional chapéu gauchesco - assunto abordado também em outras publicações de sua autoria, como Gaúcho – Vestuário Tradicional e Costumes e Gaúcho - Indumentária e Prataria.
No tríptico acima, algumas imagens integrantes do capítulo dedicado ao acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Elas foram captadas nos lendários Studio Geremia e Atelier Calegari, onde acessórios, objetos e cenários ajudavam a conferir todo o glamour buscado por clientes como Alice Mosele, Ligia Favaro, Adélia Eberle, Zélia Sassi, Odila Zatti e diversas outras mulheres da antiga elite caxiense.
O livro é completado ainda por dezenas de registros das coleções integrantes do Metropolitan Museum of Art, de Nova York; do Museu Municipal de Caxias do Sul e do próprio acervo de Véra - logicamente, uma apaixonada por chapéus.
Agende-se
- O quê: lançamento do livro e abertura da mostra “Chapéus, Coroas, Tiaras e Adornos”, de Véra Stedile Zattera.
- Quando: nesta quinta, dia 4, das 16h às 20h.
- Onde: Casa FaRo (Rua Plácido de Castro, 1.053, térreo do Vint Offices, bairro Exposição).
- Valor do livro: R$ 180.
- Exposição: visitação de 5 a 25 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 19h.