Um ano e dez meses após o lançamento da pedra fundamental, em 23 de maio de 1937, o Seminário Nossa Senhora Aparecida foi solenemente inaugurado no dia 19 de março de 1939, no então Arrabalde de Santa Catarina.
Parte dessa história foi destacada no livro “Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida: 75 anos cultivando vocações”,editado pela Educs e lançado em 2014, por ocasião do aniversário da instituição.
O texto a seguir foi republicado também no Facebook do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que preserva vários registros feitos pelo antigo Studio Geremia na ocasião.
“No dia 19 de março de 1939, domingo, desde as 5h horas da manhã, foram rezadas missas de meia em meia hora na Catedral, na capela de São Pelegrino, na capela de Lourdes, na capela do Santo Sepulcro e nos hospitais e colégios religiosos. Às nove horas organizou-se um enorme cortejo de automóveis, caminhões e cavalarianos, na frente da Catedral. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava exposta na Catedral durante toda a semana de conferências, saiu da Catedral entre hinos marianos, cantados por todo o povo, ao repique festivo dos sinos da Catedral, e foi colocada num carro ornamentado, entre as bandeiras do Brasil e do Papa.
Este carro abria a procissão; seguiam-no outros carros e caminhões, que, desde o começo da procissão, eram em número de cem. E ntes de chegar a procissão ao Seminário, já eram em número de duzentos e quatro. Nos primeiros carros que acompanhavam e no que trazia a imagem de Nossa Senhora Aparecida, eram conduzidos os senhores bispos de Caxias, Santa Maria, Vacaria e os representantes dos Bispos de Lajes e Espírito Santo, bem como os prefeitos de Caxias, Garibaldi, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.
Mais de dois mil fiéis formaram o cortejo, muitos vindos dos municípios vizinhos. Chegando à colina onde se ergue o majestoso edifício do Seminário, o Exmo. Sr. Bispo Diocesano (Dom José Barea) lançou a bênção no edifício e logo após, em belo altar preparado na entrada principal do Seminário.”
Nas imagens desta página, alguns momentos daquele 19 de março de 83 anos atrás.
Dom José Barea
A inauguração do Seminário Diocesano também foi destaque na imprensa do período. Jornal "A Época", edição de 26 de março de 1939, trouxe a seguinte descrição:
“Chegados ao local, foi rezada a missa na escadaria do Edifício do Seminário pelo Revmo. Bispo de Vacaria. Fizeram-se ouvir durante as cerimônias, Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria, e o dr. Dante Marcucci, prefeito municipal. Os dois oradores tiveram palavras carinhosas para com Dom José Barea, salientando a sua atuação, seu esforço e seu trabalho realizado, pois que, em menos de três anos já concretizava uma das aspirações da Diocese, erguendo no topo daquela colina um seminário digno de orgulho de todo o Rio Grande do Sul.”