
A recente coluna destacando a inauguração do Alfred Hotel, em 22 de dezembro de 1963, trouxe também as lembranças da famosa Casa Genta. Empresa responsável por fornecer e instalar os vidros para as portas, janelas, hall, vitrine, fachadas e acessos do novíssimo empreendimento, a Genta teve um recorte de sua história estampado na mesma edição do Pioneiro que detalhou a chegada do “Alfredinho”.
Confira parte do texto publicado em 28 de dezembro de 1963:
“Já se constitui lugar comum registrar que o trabalho de colocação de vidros, vitrines e espelhos de decoração interna em cada novo estabelecimento que surge em Caxias do Sul é executado pela Casa Genta. Para confirmar a assertiva, veio a equipe da Casa Genta executar, com a perfeição e o primoroso acabamento que caracterizam suas obras, todo o serviço de envidraçamento do edifício do novo Alfred Hotel, construído na esquina das ruas Sinimbu e Marechal Floriano. Uma iniciativa, aliás, das mais louváveis dos senhores Jorge Sehbe e Miguel Sehbe, a cujo espírito empreendedor muito deve o desenvolvimento de Caxias do Sul”.




Decoração em cristalique
Outro aspecto abordado na reportagem de 58 anos atrás foi o uso da decoração em cristalique (vidro gravado).
“Além de sua funcionalidade, os vidros de portas e separações em cristalique representam motivos decorativos dos mais atraentes, dando às instalações em que o processo é usado um aspecto de grande beleza.”
Nas reproduções acima, as fotos e legendas originais de 1963. Abaixo, um anúncio da Casa Genta publicado pelo Pioneiro em 24 de dezembro de 1970.

Início em 1906
Surgida em 1906, em Porto Alegre, a Casa Genta notabilizou-se pela confecção dos vitrais religiosos que embelezam dezenas de igrejas e capelas pelo Rio Grande do Sul - levam a assinatura da Genta, entre outros, os exemplares da Igreja Matriz de Galópolis, do Seminário Nossa Senhora Aparecida e da capela do Hospital Pompéia.
A empresa foi fundada pelo uruguaio Antônio Genta, filho do italiano Giuseppe Genta e de dona Balbina Salaberry, natural de Montevidéu. Posteriormente, o negócio recebeu diversos outros sócios e colaboradores, entre eles Miguel Anibal Genta, Fredolino e Arthur Fischer, Helmuth Schmidt Filho, Fernando Werres e Marcelo Pascoal Genta.
A expansão pelo interior do Estado deu- se no início dos anos 1960, começando por Caxias. A primeira filial foi inaugurada em 30 de novembro de 1960, na Rua Dr. Montaury, 658 – posteriormente, transferiu-se para a Rua Marechal Floriano, mesmo número.
A partir daí, a Casa Genta passou a fornecer vidros, mostruários e vitrines para estabelecimentos comerciais e fabris, além de vidraças artísticas e espelhos decorativos para centenas de residências (leia abaixo).

Loja Renner e Samuara
Entre os modernos prédios e firmas que contaram com os serviços da Casa Genta, destacamos os elencados em uma matéria publicada pelo Pioneiro em 1º de dezembro de 1962 (fotos acima e abaixo).
Entraram aí, além dos hotéis Alfred e Samuara, o Edifício Pioner (na esquina da Feijó Jr. com a Av. Itália), a Loja Renner (na Av. Júlio), o Edifício Mascarello (junto à Praça da Bandeira), a Importadora Comercial Ltda (na esquina da Sinimbu com a Coronel Flores), o casarão de Beno Weirich (na Av. Itália, próximo ao Danúbio), o Edifício Ettore Lazzarotto, a Mecânica Randon (no bairro Santa Catarina), a nova loja da Sapataria Estrela, o Colégio e a Capela Santa Francisca Xavier Cabrini (Campus 8), o edifício do Mútuo Socorro (na esquina da Sinimbu com a Garibaldi) e as residências modernistas de Idorly Zatti, Bruno Serafini, Glacyr Moré, Norberto Moretto, Armando Michielon e Breno Hoffmann.

Leia mais
Ferragem Andreazza: uma adega, décadas de histórias
Inauguração do novo Pastifício Caxiense em 1963
Lembranças recheadas de sabor no antigo Pastifício Caxiense
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Encontro de ex-funcionários do Varejo do Eberle
Praça Dante e arredores nos anos 1930 e 1950
Jardins da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
Avenida Júlio de Castilhos em 1968
Iluminação da Praça Dante nos anos 1970
Edifício Dona Ercília e uma esquina recheada de histórias
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
Rua Dr. Montaury em 1959
