Familiares e amigos prestam neste final de semana as últimas homenagens ao empresário Albino Saccaro, falecido na última segunda-feira (2), aos 92 anos. As missas de sétimo dia ocorrem domingo (8), em dois horários, às 9h e às 19h, na Igreja Matriz de Ana Rech.
Fundador da atual grife Saccaro, uma das mais conceituadas do segmento mobiliário de luxo com toque artesanal, seu Albino nasceu no Travessão Henrique D’Ávila, interior de Ana Rech, em 12 de julho de 1928. Filho de Carlos Saccaro e Elizabeta De Martini, ele era o caçula de uma prole de 11 irmãos, formada por João, Honorato, Avelino, Cesto, Francisco, Angelo, Catarina, Fiorinda, Terezinha e Amélia.
Conforme descrito no livro Não Conte a Ninguém, Tem que Viver, lançado em 2011 por ocasião dos 65 anos da empresa, a família Saccaro seguia a tradição italiana daqueles tempos: numerosa, com todos auxiliando, desde cedo, no plantio de milho, trigo e uva - pode-se dizer, inclusive, que foi a partir da “lida” nos parreirais que toda essa história brotou.
Além de servir para amarrar as videiras, o vime cultivado em diversas propriedades do interior da Serra era matéria-prima farta para a confecção dos cestos, amplamente usados na época da colheita.E fazia parte da rotina do jovem Albino, assim descrito no livro pelos autores Tania e Charles Tonet:
“Albino adorava o cultivo de vime. Gostava de todo o processo, desde plantar até cortar, lavar e secar. Tinha prazer em contemplar os grandes montes armazenados, ficando a imaginar quantas belas peças poderiam ser feitas. Ninguém na família confeccionava cestos”.
Corria o ano de 1942 quando o adolescente de 14 anos começou a vender seus rudimentares cestos de vime às margens da recém-inaugurada Estrada Federal Getúlio Vargas, a BR-116. Albino não conseguia nunca moldar um cesto igual ao outro, algo que passou a dominar quando visitou a fábrica do primo João De Martini, em Carlos Barbosa. No período em que passou por lá, aprendeu a utilizar os moldes corretamente e conheceu o rachador, que possibilitava partir o vime em três partes equitativas.
Uma nova profissão começava a surgir...
A Indústria de Vimes Pioneira
Foi em parceria com o irmão Angelo que Albino fundou, em 15 de junho de 1946, a firma Irmãos Saccaro, focada na produção de berços, caminhas de bebê e balaios para a famosa loja de móveis da família Dal Pont, no bairro São Pelegrino.
O final dos anos 1950, porém, culminou com a venda de sua parte da empresa para o irmão e o surgimento de um novo ramo de atividade, agora atrelado à indústria vinícola: o empalhamento de garrafões. Nascia, em 11 de outubro de 1963, na rua de chão batido Padre Gerônimo Rossi, na Vila de Ana Rech, a firma Albino Saccaro Empalhação de Garrafões.
Eram os tempos em que a empresa chegava a empalhar quase 40 mil garrafões ao mês, atendendo a vários estados do Brasi. Toda essa rotina perdurou até a chegada do “bendito plástico” - que dominaria o mercado nos anos 1970, contribuindo para que os Saccaro retornassem à produção de móveis, agora sob um novo empreendimento: a Indústria de Vimes Pioneira Ltda, embrião da Saccaro.
A Indústria de Vimes Pioneira em imagens
Na foto abaixo, o carro da Pioneira durante o desfile da Semana de Ana Rech de 1975, trazendo a demonstração do processo, os móveis de vime e o clássico garrafão empalhado.
Na sequência, o estande da Pioneira durante a 3ª Exposição Feira de Artesanato, também na Semana de Ana Rech de 1975. A partir da esquerda estão Valter Antonio Susin, Celeste Vicente Rovani e o prefeito Mário David Vanin cumprimentando Albino Saccaro.
A família
Da união de Albino Saccaro com dona Gemma Maria Andriolo Saccaro, em 11 de fevereiro de 1950, nasceram os filhos Jorge, Cecília, Tereza, Maria Justina, Ivo, Juliana, Cornélio e João - todos com intrínseca relação com o cotidiano e a trajetória da firma até hoje.
Assim como o senhor Sergio Rech, primeiro prototipista da empresa; os arquitetos Renato Solio e Ana Revello Vazquez, o designer Roque Frizzo; o fotógrafo Joel Jordani e um sem número de outros colaboradores da grande família Saccaro - que em 2021 chegará aos 75 anos.
Além da viúva e dos oito filhos, seu Albino deixou 18 netos e seis bisnetos.
Leia mais
Os 100 anos de dona Clary Lazzarotto Michielon
Para recordar da professora Gislaine Amoretti
Dona Zulmira Mazzochi Florian e as lembranças da explosão da Gazola
Lembranças do vime em 2017
Em 2017, Albino Saccaro recordou da época em que mantinha a fábrica de empalhação de garrafões, nos anos 1960, e sua paixão pelo trabalho em vime.
A matéria, que abordava o fim dos antigos garrafões de vinho e sua substituição pelas embalagens plásticas, rendeu um belo ensaio feito pelo fotógrafo Diogo Sallaberry. Confira: