Para grande parte da população, Visconde de Mauá é a famosa rua sem saída defronte ao Colégio La Salle, em São Pelegrino. O que nem todo mundo sabe é que Visconde de Mauá também foi a denominação da Rua Dom José Barea desde 1939 até os primeiros anos da década de 1950.
Não se sabe exatamente a data oficial em que a rua que abrange parte dos bairros Exposição, Cristo Redentor e Lourdes foi rebatizada em homenagem ao primeiro bispo de Caxias – os documentos disponíveis no Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul não trazem o projeto de lei com a mudança. O mais provável é que ela tenha sido renomeada nos anos subsequentes ao falecimento do religioso, em 19 de novembro de 1951.
Era a época em que aquela parte da cidade começava a se preparar para receber dois espaços de referência até hoje: o novo pavilhão de exposições da Festa da Uva (daí a origem do nome bairro Exposição), inaugurado em 1954, e o Parque Getúlio Vargas, surgido na sequência. Ao mesmo tempo, a moderna e pujante Fábrica 2 da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) começava a impulsionar o crescimento da cidade em direção à BR-116.
Falando em Maesa, uma nota publicada pelo Pioneiro em 7 de fevereiro de 1953 trazia um convite para o público visitar a famosa porta central da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará exatamente no antigo endereço da fundição: a Rua Visconde de Mauá, conforme a reprodução abaixo.
Leia mais
Maesa e as portas da Basílica de Belém do Pará
Alvis Fiedler e as réplicas da Basílica de Belém do Pará
Eberle: o jubileu de prata de Hugo Seidl em 1952
Leia mais
Maesa e a trajetória de Domingos Gedoz
Eberle: o jubileu de prata de Hugo Seidl em 1952
Setor de gravação da Maesa em 1958
Três momentos
São da primeira metade dos anos 1950, provavelmente, a imagem da Rua Dom José Barea que abre a matéria e os dois registros acima. As três fotos foram captadas a partir da esquina com a Rua Pedro Tomasi, em direção a Treze de Maio. Na primeira, percebe-se o cercamento do terreno e um novo pavilhão ao centro, evidenciando as várias etapas de construção pelas quais o complexo passou desde seu surgimento, em 1948.
As outras
Existem ruas denominadas Dom José Barea também em Galópolis e Bento Gonçalves.
Leia mais
Eberle: o jubileu de prata de Zulmir Fabris em 1939
O cinquentenário da Metalúrgica Abramo Eberle em 1946
Funeral de Abramo Eberle em 1945
Memórias do Palacete Eberle
Eberle Centro: uma esquina e uma piteira
Eberle: a fábrica de joias e a origem da piteira
Inauguração do Varejo do Eberle em 1949
Getúlio Jacoby da Rosa: um jubileu de prata em 1969