Parte da história do antigo Hotel Menegotto, recordada na coluna desta quinta-feira, dialoga com a Caxias pré-Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É desse período, provavelmente de 1938, a imagem acima, trazendo a Praça Dante Alighieri após as reformas executadas durante a administração do prefeito Dante Marcucci (1935-1947).
Era a época em que o Hotel Menegotto destacava-se como a edificação mais alta do trecho da Marquês do Herval entre a Sinimbu e a Júlio, fazendo vizinhança com a primeira sede do Cine Guarany, a antiga agência do Banrisul e a Casa Minghelli.
Captada pelo fotógrafo Jacob Kappes a partir da Rua Dr. Montaury, a imagem traz uma série de detalhes.
Leia mais
Primórdios do Cine Teatro Guarany
Cine Teatro Guarany na década de 1930
Praça Dante Alighieri e arredores nos anos 1930 e 1940
Em primeiro plano, o monumento a Júlio Prates de Castilhos, inaugurado em 1914. Conforme informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a herma do político, localizada originalmente mais próxima da esquina da Dr. Montaury com a Sinimbu, foi retirada para a realização das obras de rebaixamento da praça, sendo recolocada nesse ponto em finais de 1936. Já os paralelepípedos defronte à Casa Minghelli (ao fundo, à direita) indicam que a rua Sinimbu iria passar por obras de calçamento.
Leia mais
O dia em que Caxias virou a "Pérola das Colônias"
Busto de Dante Alighieri: um ícone da praça desde 1914
Um coreto no coração da Praça Dante
Estátua da Liberdade, um símbolo da Praça Dante desde 1922
Detalhes de outrora
Confira algumas curiosidades da foto acima:
:: Clube Juvenil: ainda sem o terceiro andar, surgido em 1965.
:: Banco do Rio Grande do Sul: antiga sede, demolida para abrigar o edifício atual, inaugurado em 8 de março de 1952.
:: Cine Guarany: primeira edificação, surgida no início dos anos 1930. Novo prédio, projetado pelo construtor Silvio Toigo, foi inaugurado em 7 de outubro de 1939. Na imagem vê-se o filme em cartaz: "O Caminho da Glória".
:: Hotel Menegotto: edifício, surgido inicialmente com dois andares e uma espécie de casa no terceiro andar, passou por várias remodelações, abrigando também os hoteis Dante, Veiga e Mimoso (época da foto acima). Demolido em 1982.
:: Chafariz: inaugurado durante a Festa da Uva de 1937, era também chamado de “Fonte Luminosa”.
:: Banco do Brasil e Edifício Satélite: apenas um terreno vazio. Prédio começou a ser construído em 1971 e foi inaugurado em 7 de março de 1974.
:: Casa Minghelli: destruída pelo incêndio iniciado na Ferragem Caxiense, na Sinimbu, em 23 de novembro de 1952. O Edifício Minghelli, conhecido como o prédio da Joalheria Kaiser, surgiu em 1957.
:: Metalúrgica Abramo Eberle: ainda com os antigos prédios em madeira.
Leia mais
Rua Marquês do Herval no Boletim Eberle em 1959
Rua Marquês do Herval e os jardins da Praça Dante nos anos 1950
Rua Marquês do Herval: carros de praça nos anos 1930
A herma de Júlio de castilhos
Na foto acima, a Praça Dante e Av. Júllio (ao fundo) em 1936. Repare que população confere o canteiro que receberia novamente o busto de Júlio de Castilhos após as reformas (à direita). Na foto que abre a matéria, vemos o busto já colocado.
Leia mais
Prédio do Banco do Brasil em 1958
Avenida Júlio de Castilhos em 1968
Rua Dr. Montaury em 1959
Na imagem abaixo, o contraste entre o prédio do Hotel Menegotto e o novíssimo Edifício Satélite, que abrigaria a nova sede do Banco do Brasil a partir de 1974. O registro é de meados de 1973.
Leia mais
Edifício Satélite a inauguração do Banco do Brasil em 1974
Memórias na vertical: as histórias e curiosidades dos prédios de Caxias do Sul
Edifício Dona Ercília e uma esquina recheada de histórias