Santo Só gosta de contar histórias, principalmente as que têm relação com a imigração italiana na Serra gaúcha. Santo é um nome fictício, mas a trajetória de seus antepassados é real – e mescla-se à história de Antônio Prado desde finais do século 19. Parte dessa saga compõe o audiolivro Terras Novas, cujo primeiro capítulo, “Nova Possibilidade”, de cerca de 10 minutos, acaba de ser disponibilizado no YouTube.
Leia mais
Família Bocchese e as lembranças da gripe espanhola em Antônio Prado
Um barbeiro franco-lusitano em Caxias, vítima da Gripe Espanhola
Com narração da jornalista Flavia Bellini e do colaborador Lazzaro Rossi, o conteúdo destaca o contexto social e econômico das comunidades do Vêneto à época da imigração, a partir do diálogo (com o devido sotaque) entre o casal Luigi e Yolanda às vésperas de decidir cruzar o oceano, rumo à América”: “Seria uma viagem ao desconhecido, a um futuro incerto”.
– Embora seja uma obra de ficção, uma boa parte do que é contado tem como base a história dos imigrantes Domenico Bocchese e Marianna Rigon e seus filhos, que deixaram Vicenza rumo ao Brasil em 1891 – destacam os organizadores.
Além desse primeiro capítulo, um miniaudio sobre a lendária Casa da Neni foi compartilhado pelos autores nas páginas do Facebook “Nossas Memórias de Antônio Prado” e “Famílias de Antônio Prado”. Elaborado a partir das lembranças do senhor Vitor Grazziotin (in memorian), o texto destaca os 110 anos do imóvel – o primeiro representativo da cultura da imigração italiana no Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985 –, a trajetória da família de seu construtor, Antonio Bocchese, e diversas outras curiosidades.
LIVROS DIGITAIS
A ficção Terras Novas foi escrita originalmente há seis anos e publicada numa plataforma gratuita de livros digitais, a www.doautor.com, disponibilizada pelo senhor Tito Armando Rossi. Atualmente, o portal hospeda 70 obras de autores locais, e qualquer pessoa pode cadastrar seu livro, mediante compromissos e critérios pré-estabelecidos pelos gerenciadores. Em breve, Terras Novas estará disponível também em uma plataforma de audiolivros.