Em tempos de distanciamento social, o projeto #caxiaspelajanela incentiva os moradores de Caxias a postarem, no Instagram, imagens captadas a partir da janela de suas casas e apartamentos. Trata-se de uma iniciativa do coletivo Vivacidade, responsável por discutir as relações das pessoas com o ambiente urbano onde vivem – agora, porém, sob uma nova perspectiva (veja abaixo como participar).
Pegando carona nessa ideia – e subvertendo-a de forma nostálgica –, garimpamos algumas imagens da cidade de antigamente, também captadas a partir de janelas, sacadas, terraços e coberturas de prédios. O contexto é completamente diferente, mas serve para acompanharmos a evolução urbana da área central e o nível de conhecimento dos moradores em relação a alguns prédios e casarões que faziam – e ainda fazem – parte do entorno.
Abaixo, a Rua Os Dezoito do Forte ainda de mão dupla, no trecho entre a Visconde de Pelotas e a Rua Dr. Montaury, com os colégios São José e Nossa Senhora do Carmo. A imagem, de 1970, foi captada a partir da janela do apartamento do engenheiro agrônomo José Zugno, no Edifício Medianeira, a fim de registrar o plantio de ligustros no trecho.
Participe do projeto
:: As fotos devem ser capturadas das 8 às 18h, em Caxias.
:: Os registros devem ser postados no feed ou stories do Instagram e o perfil do autor precisa ser aberto. A legenda deve incluir data, horário e bairro, além da marcação do @vivacidadelab e do uso da hashtag #CaxiasPelaJanela.
:: As postagens podem ser feitas até o dia 6 de maio.
:: Fotos com abordagens políticas, que coloquem pessoas em situações de constrangimento ou descumpram legislações não serão consideradas. Imagens fechadas em marcas também não serão incluídas, nem as que possuírem gifs ou figurinhas.?
:: Todas as fotos passarão por curadoria. Aquelas que não respeitarem os critérios não serão compartilhadas.