Encerrada ontem, a Semana de Galópolis mantém, 44 anos depois de sua primeira edição, a mesma essência festiva, comunitária e agregadora de 1975 — ano da celebração do centenário da imigração italiana. Foi quando o então prefeito Mário Vanin, por meio do Serviço Municipal de Turismo, estabeleceu um programa especial: uma semana inteira de programação em cada distrito, para lembrar e valorizar os imigrantes italianos na região.
Galópolis, logicamente, virou uma festa entre os dias 20 e 28 de setembro de 1975. Reportagem do Pioneiro de 27 de setembro daquele ano destacou a semana:
“Possivelmente, Galópolis nunca viveu uma programação que se prestasse para a integração de todos os setores de sua comunidade. É de se perceber o entusiasmo de todos, o comparecimento em massa a todos os eventos, a vibração e o orgulho de todos os moradores de Galópolis em comemorar o centenário da imigração italiana”.
Leia mais:
Sisto Muner e os antigos fotógrafos de Caxias em livro
Capitel de São Roque: uma tradição de Galópolis
Casarão da família Stragliotto, um símbolo de Galópolis
Os destaques daquela primeira edição foram uma gincana _ que mobilizou até nonos e nonas _. a 1ª Mostra de Arte e Artesanato de Galópolis e a Feira de Ciências organizada pelo Grupo Escolar Paraná. Outras atrações foram o Madrigal Municipal, o Coral Eberle e o Coral Galópolis, cujas apresentações ocorreram no Cine Operário; a Orquestra de Concertos da Sociedade de Cultura Musical de Caxias do Sul, regida pelo maestro Pedro Paulo Mandelli; a venda de produtos típicos em tendas e a entrega da Medalha do Monumento Nacional ao Imigrante a diversos moradores.
O encerramento? Novamente no Cine Operário, desta vez com o show da icônica Banda do Garrafão.
Nas reproduções abaixo, o material de duas páginas publicado pelo Pioneiro em 1975.
Leia mais:
Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947
Para recordar do Cine Operário de Galópolis
Galópolis antiga: no escurinho do cinema
Galópolis e a Cascata Véu de Noiva em 1948
Bênção da Igreja Matriz de Galópolis em 1947
Visita da imprensa
Texto original da época também destacava a presença de diversos veículos de comunicação na cobertura da Semana de Galópolis:
"A comunidade de Galópolis, na segunda-feira, recepcionou e homenageou todos os representantes dos órgãos de imprensa de nossa cidade. Praticamente a totalidade dos veículos de comunicação esteve presente. A comitiva visitou demoradamente as instalações do Lanifício São Pedro e dos Vinhos Pranzo. À tardinha, a comitiva foi homenageada com um coquetel pela diretoria do Lanifício. À noite, um magnífico jantar teve lugar na propriedade campestre do senhor Anselmo Moschen".