Segue até o dia 2 de outubro, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, a exposição Italianos e o Brasil. Trata-se de um projeto do jornalista, pesquisador e curador Charles Tonet, que se utiliza de uma série de recursos gráficos e telas de touch screen para contar a história da imigração italiana, a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil e ao Rio Grande do Sul, e os motivos que levaram as famílias a saírem de seu país de origem.
Apresenta, ainda, os costumes e as tradições que o povo italiano trouxe e como eles se integraram aos hábitos gaúchos – arquitetura, artesanato, dança, música, economia, gastronomia, lazer, religiosidade e lazer são alguns dos tópicos abordados nas imagens
– O projeto não conta apenas a história da imigração, seus personagens, causas e impactos no Brasil, mas sobretudo traz para o visitante o legado dessa nova cultura que se reinventou e se transformou em genuinamente brasileira. É uma jornada fascinante no universo ítalo-gaúcho, que encanta e nos faz compreender um pouco melhor o que é essa aquarela cultural chamada Brasil – destaca o curador Charles Tonet.
Na sequência desta página, algumas imagens do que o visitante poderá conferir no Campus 8. Na foto acima, um grupo de funcionários em frente ao antigo casarão de madeira da Societá Tevere, que deu origem ao mítico Lanifício São Pedro, em Galópolis, por volta de 1905. Na sequência, a antiga Colônia Caxias, com as obras de nivelamento na Rua Silveira Martins, atual Avenida Júlio, entre as Ruas Andrade Neves e Vereador Mário Pezzi.
A exposição
A mostra Italianos e o Brasil é uma realização é do Ministério da Cidadania, via Secretaria Especial da Cultura, e Totalcom Comunicação. A exposição tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Lojas Colombo, José Galló, Empresas Randon e Roseflor Alimentos, com apoio do Instituto Hércules Galló e da Universidade de Caxias do Sul.
As antigas colônias
Algumas imagens da mostra integram o álbum fotográfico Recordação das Colonias Conde D'Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias. Compreendendo o período entre 1885 e 1900, o álbum foi doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami por Siena Maria Calcagnotto Darsie e a filha Luiza da Motta em 1977. Em 2014, o conjunto de 67 imagens foi totalmente restaurado.
Leia mais:
Para recordar das antigas colônias
140 anos de imigração italianas: as antigas colônias em exposição no Margs
Agende-se
O que: mostra "Italianos e o Brasil"
Quando: até 2 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 da UCS (Av. Frederico Segala, 3.099, bairro Samuara, RS 122 Km 69 / Caxias do Sul)
Quanto: entrada franca
Mais informações: www.italianoseobrasil.com.br