A história do futebol amador de Galópolis é enriquecida pelos atletas do lendário Clube dos Malandros. Na década de 1940, a equipe era formada por Pedro Pires, Otávio Dambroz, Cláudio Belló, João Ortolan, Miguel Bertelli, Raimundo Scola, Eduardo Dal Prá, Adelino Vial (em pé), Generino Nissola, Adelino Rodrigues, Benno Scheneider (agachados) e Alexandre Vial, Angelo Scola e Ivo Rihl (sentados).
Desse grupo de jogadores destacam-se Cláudio Belló, vereador suplente que atuou nas legislaturas de 1947-1951 e 1952-1955; Miguel Bertelli, farmacêutico que possuiu estabelecimentos em Galópolis e no centro de Caxias do Sul; Alexandre Vial, ecônomo do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos; e Ivo Rihl, dentista que organizou o núcleo político da Ação Integralista Brasileira, em Galópolis, na década de 1930.
A fotografia acima foi publicada no livro O Dente de Ouro, Dentistas Prático – Licenciados Nas Colônias Italianas do RS, escrito pela professora Teresinha Rihl Tregansin, em 2000. Informações desta página foram apuradas pelo repórter fotográfico Roni Rigon e publicadas originalmente na edição de 13 de fevereiro de 2004.
Leia mais:
Uma viagem ao tempo dos dentistas prático-licenciados
Galópolis e o Colégio Dona Manoela Chaves em 1934
Instituto Hércules Galló e a família Schenk
Martin Schenk no casarão de Hércules Galló
Galópolis: Grupo de Bolão Explosivo em 1945
Escolha da Madrinha do Grupo de Bolão Explosivo em 1959
Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947
Para recordar do Cine Operário de Galópolis
Galópolis antiga: no escurinho do cinema
Galópolis e a Cascata Véu de Noiva em 1948
Bênção da Igreja Matriz de Galópolis em 1947
Fiação e tecelagem: Galópolis e os 75 anos de um sindicato
Edwige Galló no novo prédio do Banrisul em 1952