Um caminho para conhecer e reconhecer parte da história de um dos bairros mais históricos de Caxias do Sul. Bastante diferente do conceito padrão, o Museu de Território de Galópolis, inaugurado sábado, defronte à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, chega para estreitar vínculos comunitários e fomentar o turismo e o empreendedorismo local.
A partir do mapeamento de 15 pontos elencados com o apoio da comunidade, o "museu a céu aberto" é o primeiro com essa concepção no Rio Grande do Sul. E, não por acaso, teve seu lançamento em 17 de agosto, Dia Estadual do Patrimônio Cultural.
Idealizado pela museóloga Tânia Tonet, falecida em julho de 2018, o projeto começou a tomar forma ainda em 2011, com o início dos trabalhos de recuperação dos antigos casarões pertencentes à família de Hércules Galló, na BR-116. Inaugurados em 2015, como sede do Instituto Hércules Galló, eles agora somam-se aos outros 14 pontos identificados por totens no território do bairro.
Personagem "raiz" do bairro
Filho de Tânia Tonet e parceiro dela no projeto, Charles Tonet destacou o pioneirismo do trabalho da mãe e seu envolvimento em todo o processo de pesquisa e curadoria, uma paixão da historiadora. Já o presidente do Instituto, o empresário José Galló, emocionou-se ao recordar de seu passado como personagem "raiz" do bairro. Neto de Hércules Galló, ele enumerou os pontos do Museu de Território que fizeram parte de sua infância:
– Eu estudei na Escola Ismael Chaves, eu fui às missas na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, eu andei pela Praça e pela Vila Operária, eu comprei pão na Cooperativa de Consumo, eu observei muito as águas do Arroio Pinhal e da Cascata Véu de Noiva, eu só não conheci a Árvore das Garças, que apareceu bem depois – brincou.
Além dos citados, o Museu de Território: O Caminho da História é formado ainda pelos seguintes locais: Cine Operário, Lanifício São Pedro (Cootegal), Armazém Basso, Casa Straglioto, Círculo Operário Ismael Chaves Barcelos e Sindicato dos Trabalhadores da Fiação e Tecelagem (sede antiga, na BR-116).
Leia mais:
Galópolis: um museu a céu aberto
Museu de Território de Galópolis: uma viagem à infância
Museu de Território de Galópolis: um vínculo comunitário
Instituto Hércules Galló e a família Schenk
Residência da família Spinato em Galópolis
Martin Schenk no casarão de Hércules Galló
Leia mais:
Teatro no Cine Operário de Galópolis em 1947
Para recordar do Cine Operário de Galópolis
Galópolis antiga: no escurinho do cinema
Galópolis e a Cascata Véu de Noiva em 1948
Bênção da Igreja Matriz de Galópolis em 1947
Fiação e tecelagem: Galópolis e os 75 anos de um sindicato
Edwige Galló no novo prédio do Banrisul em 1952
Leia mais:
Galópolis: uma formatura de corte e costura em 1953
Páscoa em Galópolis: os 50 anos da Operação Cruz
Galópolis: Grupo de Bolão Explosivo em 1945
Escolha da Madrinha do Grupo de Bolão Explosivo em 1959
Galópolis na Festa da Uva de 1954
Galópolis vista do Morro da Cruz em 1959
Sisto Muner e os antigos fotógrafos de Caxias em livro
Capitel de São Roque: uma tradição de Galópolis
Casarão da família Stragliotto, um símbolo de Galópolis
Família Rigon e os povoadores da Colônia Caxias
A trajetória da professora Ida Matté
Terceira Légua de Caxias em 1939
Exposição Janelas de Galópolis destaca a arquitetura típica do bairro