Descendentes de imigrantes italianos chegados às antigas colônias do Rio Grande do Sul, a partir de 1875, seguem promovendo encontros para recordar dos antepassados. No dia 25 de maio, em Mato Queimado, região das Missões, ocorrerá o 7º Encontro da Família Cattelan. Idealizada por João Damazio Cattelan, esta edição celebrará os 185 anos do nascimento do imigrante italiano Michele Cattelan, em 28 de janeiro de 1834.
Conforme informações repassadas pela família, Michele era natural da comuna de Mareno di Piave, província de Treviso. Juntamente com a esposa, Antonia Anna Dal Bo, e os filhos, migrou para o Brasil, desembarcando do Vapor Colombo no porto do Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 1878.
Com a morte de Antonia Anna, em 25 de novembro de 1890, em Silveira Martins, a família acabou transferindo-se para a Colônia Jaguari, em 1892. Já os filhos Luigi e Giuseppe casaram-se, respectivamente, com as irmãs Giulia e Elisa Damian, filhas de Santo Damian e Marianna Sfreddo, família oriunda da comuna de Fontanafredda, na província italiana de Pordenone.
O patriarca Michele faleceu em 9 de outubro de 1902 e seus restos mortais estão depositados no jazigo de seu bisneto João Damazio Cattelan, no Cemitério Municipal de Jaguari. Informações no perfil Família Cattelan do Facebook, pelo e-mail lucascattelan@hotmail.com ou ainda pelo telefone (55) 99991.5625, com Raquel.
Na imagem acima, uma festa religiosa na Comunidade Divino Espírito Santo de Ijucapirama, 3º Distrito de Jaguari, por volta de 1910, com a presença de vários representantes da família Cattelan.
Abaixo, o casal Luigi Cattelan e Giulia Damin com três dos 13 filhos: Maria (casada com Fioravante Stival), Antonia (esposa de Angelo Pizzutti), Giovanni (casado com Beneventuta Missaggia), Victória (esposa de Jacques Gerardi), Santo (que casou com Maria Denardi), José (esposo de Santa Bedin), Guilherme (casado com Maria Vaccaro), Elisa (casada com Hermenegildo Stival e, em segundas núpcias, com Giacomo Bolzan), Romano Antonio (que casou com Angela Tramontina), Elvia (esposa de João Kempa), Laurindo (esposo de Regina Maria Pillon), Vergilio (casado com Rosa Prettini) e Adelina (esposa de Antonio Damian Sobrinho).
Leia mais:
Encontro da família Dellazeri em Coronel Pilar
Imigração alemã: encontro da família Finkler
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto
Aniversário de 100 anos
No final de semana dos dias 18 e 19 de maio será realizado, em Passo Fundo, o 7° Encontro da Família Scussel. O evento é organizado pelos descendentes de Antônio Liberato Scussel e Rosa Richeti Scussel.
Antônio migrou da localidade de Agordo, província italiana de Belluno, aos três anos, com o irmão Ernesto e a mãe Catarina, já viúva de Vicente Scussel — a família estabeleceu-se na antiga colônia Alfredo Chaves (hoje Veranópolis) em 1888. Antônio teve quatro filhos e Ernesto, nove. Mais tarde, Antônio mudou-se de Cotiporã para Getúlio Vargas, onde foi um dos pioneiros na cidade — Plácido, um de seus filhos, foi o fundador da Cervejaria Serramalte. Os outros são Leonisio, Aquilino e Gentila.
A programação inicia-se com uma Noite Italiana, às 20h de sábado, no Clube Caixeral (Rua Bento Gonçalves, 323). No domingo, às 11h, haverá uma missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Tupinambá, 507 – Vila Fátima). Após, será servido o churrasco de confraternização no salão paroquial. À tarde, ocorre a apresentação do histórico da família e a comemoração dos 100 anos da senhora Gentila Scussel.
Mais informações com Arlete no telefone (54) 99992.0647 ou com Plácido pelo (54) 99976.8200 ou ainda pelo e-mail placi@terra.com.br.
Participe
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.