A data é mais do que simbólica para os Dellazeri. Falamos dos 140 anos da chegada dos irmãos italianos Jacinto, Espiridião e Amadio Dellazeri ao Rio Grande do Sul, em 1879. Para tanto, os descendentes promovem neste domingo (28), no município de Coronel Pilar, o terceiro encontro da família.
A celebração terá a presença de parentes da Itália e dos Estados Unidos, além de outros oriundos de vários municípios do Rio Grande do Sul e estados como Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, por onde a família se ramificou ao longo do século 20.
A história dos Dellazeri mescla-se ao contexto sócio-político da Europa no final do século 19. Animados com a promessa de boas terras e das riquezas naturais existentes no sul do Brasil — e diante da pobreza, das guerras e das invasões que geravam inúmeros movimentos migratórios de alemães, portugueses e espanhóis para a América —, Jacinto, Espiridião e Amadio se alistaram, juntaram suas 14 crianças e rapidamente deixaram a comuna de Povegliano, na província de Treviso, para começar uma nova vida do outro lado do oceano.
Em Coronel Pilar, os três irmãos tiveram mais nove filhos, somando 23 — o que se traduziu em mão de obra fundamental na agricultura totalmente rudimentar e de subsistência daqueles tempos. Conforme o coordenador do encontro, Luceval Dellazeri, a programação inclui ainda uma visita às terras e ruínas ainda existentes das três primeiras casinhas, feitas com pedras do chão e assentadas com barro.
Uma viagem no tempo...
Leia mais:
O Grande Baratilho de Antonio De Lazzer
Antigos verões: o Balneário De Lazzer
Lourdes: a Zona Caipora e o bairro Guarani
As antigas colônias
Para ilustrar a matéria, destacamos aqui duas imagens do álbum Recordação das Colonias Conde D'Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias, origem das atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul, respectivamente. Coronel Pilar, onde a família reúne-se neste domingo, era o 3º distrito do município de Garibaldi, antiga colônia Conde D'Eu.
Datado do período 1892-1897, o raro álbum integra o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e foi doado à instituição pela família Darsie da Motta, por meio de dona Siena Maria Calcagnotto Darsie e sua filha, Luiza Helena Darsie da Motta.
Na foto que abre a matéria, uma vista da sede da Colônia Conde D'Eu, atual município de Garibaldi. Ao centro, a atual Rua Buarque de Macedo. Acima, uma provável vista da mesma colônia, também integrante do álbum.
Leia mais:
Imigração italiana: as antigas colônias em exposição no Margs
Para recordar das antigas colônias italianas do RS
A trajetória do fotógrafo Giovanni Battista Serafini
Jacob Kappes: entre agulhas e fotografias
Livro O Instante e o Tempo: uma cidade, múltiplos olhares
Variações do nome
Assim como centenas de sobrenomes italianos, o Dellazeri também sofreu modificações, ora por falta de conhecimento, ora por erros de grafia nos cartórios da região. Daí existirem 14 variações conhecidas (Delazeri, De Lazzer, etc). Graças ao trabalho de pesquisa dos descendentes, conclui-se hoje que todos pertencem ao mesmo brasão do casal Giuseppe e Regina Delazeri, pais dos três imigrantes (abaixo).
Contatos
O encontro segue a tradição. Os convidados serão recepcionados com o tradicional colazione (café da manhã), missa festiva, almoço colonial e troca de informações históricas. Mais informações com Luceval Delazzeri, pelo (54) 99971.2615.
Participe
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais:
Imigração alemã: encontro da família Finkler
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto
Encontro da família Facchin em São Marcos da Linha Feijó
Encontro da família Brum
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha