Integrantes da família Spegiorin promovem neste sábado (2) seu 2º encontro de descendentes. Será às 11h, no Clube da Eletrosul, em Entre Rios do Sul, cidade localizada na região do Alto Uruguai Gaúcho. As origens dos Spegiorin – a grafia aparece de diferentes formas, como Espeiorin, Speggiorin, Spiorin, entre outras – seguem os moldes de tantas outras famílias de etnia italiana que vivem na região. Em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e cidades próximas da Serra residem diversos grupos familiares que carregam o sobrenome Spegiorin – todos descendentes dos imigrantes que chegaram ao Estado no final do século 19.
Conforme informações repassadas pela organização do encontro, 14 de janeiro de 1890 foi a data em que a família Spegiorin colocou os pés no Brasil. Nesse dia, chegavam ao Rio de Janeiro, vindos da Itália, Giuseppe Spegiorin e Luigia Trevisan, ele com 39 anos, ela, com 35. Pelos registros de passageiros da Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF), guardados no Arquivo Nacional, estariam com eles quatro filhos: Eugenio ou Eugenia (a grafia do documento original não é legível), Luigi, Roza e Francesco. Eles migraram de Barbarano Vicentino, na região do Vêneto, norte italiano.
Francesco Spegiorin tinha quatro anos quando chegou com os pais a bordo do Vapor Cachar em busca de uma vida melhor em território brasileiro. Ele uniu-se a Elisa Maccali, com quem teve 11 filhos: Vicente, Antonio, Benvenuto, Maria, Libera, Itália, Pierina, Nilce, Esperança, Otilia e José. Morreu em 4 de outubro de 1962, na localidade de Barão de Cotegipe, vítima de asma bronquica. Já o filho José nasceu em 8 de setembro de 1907, em Guaporé, e se tornou agricultor. Casou com Aurelia Balsanello, agricultora, e teve também 11 filhos: Francisco Giordano, Maria, Etelvino, Ivori, Itelvina, Genuíno, Dorvalino, Rosalino, Vilson, Izelson e Adelina. José Spegiorin morreu em 16 de maio de 1957, vítima de tuberculose.
Leia mais:
Martin Schenk no casarão de Hércules Galló
Encontro da família Libardi em Galópolis
Trajetória das famílias Sbabo e Balzaretti
Retorno às origens
A 1° Festa da Família Spegiorin ocorreu em 21 de abril de 2018, na localidade de Alto da Serra, no município de Sul Brasil, em Santa Catarina. A iniciativa partiu dos Spegiorin de Santa Catarina, mas já era um desejo do senhor Adelir Espeiorin, que acabou morrendo em 2009, antes de conseguir realizá-lo, e de Helena Mathiack Espeiorin.
Filho de Etelvino e Olga Espeiorin, Adelir Espeiorin foi vereador por dois mandatos em Entre Rios do Sul (1989 a 1996) e muito se dedicou à comunidade e à família. Também em sua homenagem é que a festa está sendo promovida em Entre Rios do Sul, sua terra do coração.
Leia mais:
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro da família Segalla em São Braz
A trajetória da família Tessari em livro
Família Tessari e as lembranças de São Romédio da Quinta Légua
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
Contatos
Contatos e reservas com Janice ou Daniel, pelo fones(54) 99617.6274 ou (54) 99666.5534. Mais informações com Vania, pelo (54) 99984.0442 ou Vagner (54) 99983.0554.
Parceria
Informações desta coluna são uma colaboração de Vania Marta Espeiorin e Vagner Espeiorin.
Participe
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais:
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Família Vasata celebra as origens italianas
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol