O álbum Caxias do Sul - A Metrópole do Vinho, lançado em 1957, é um documento precioso para se conhecer a evolução de diversas casas de comércio. Na terceira parte, intitulada "As Mãos Criadoras", o livro destaca uma série de indústrias, lojas e estabelecimentos comerciais que fizeram – e ainda fazem história. Um deles foi a lendária Casa Gaúcha de Bolzani & Casanova, localizada na Rua Sinimbu, números 1.885 e 1.893, próximo à Rua Dr. Montaury.
De propriedade de Reinaldo Bolzani e Layre Casanova, "dois moços cheios de entusiasmo pelo trabalho e donos de um elevado conceito social dentro da cidade", a firma dividia-se em duas lojas: uma de artigos para homens e crianças, outra com finos artigos para senhoras. Era lá que a freguesia encontrava o melhor em pijamas, camisas, meias, lenços, gravatas e, e, logicamente, os lendários chapéus das grifes Prada e Ramenzoni.
Na foto acima, de meados de 1954, a lateral da Casa Gaúcha, situada no térreo do Edifício Bolzani. Captada a partir dos altos do Magnabosco, a imagem possibilita a visão do slogan Casa Gaúcha - O Maior Empório de Artigos para Homens, junto à propaganda dos produtos Ramenzoni. Na esquina, vê-se o antigo pavilhão de Feiras Livres, onde posteriormente subiria o prédio do Banco do Brasil.
Leia mais:
Prédio do Banco do Brasil em 1958
Funcionários do Banco do Brasil em 1955
Banco do Brasil em uma caricatura em 1957
Rua Dr. Montaury em 1959
Inauguração das Feiras Livres em 1948
Mercadinho do Povo na Av. Júlio em 1947
Primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul
Escola Superior de Belas Artes em 1958
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952