Caxias do Sul, 1973: o arquiteto Paulo Bertussi morava no sétimo andar do Edifício Nancy, na Av. Júlio de Castilhos, entre a Borges de Medeiros e a Alfredo Chaves. Tinha o costume de tomar café no recém-inaugurado Bar Treze, de Sady De Carli, quase em frente. Já eram conhecidos, tanto de lanche quanto de trabalho — Bertussi e o colega João Alberto Marchioro, do escritório Arquitetos Associados, chegaram a projetar o balcão e o layout interno do estabelecimento. Foi quando Sady formalizou o convite: queria que Bertussi e Marchioro construíssem a nova casa da família, a ser erguida na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Hércules Galló.
Caxias do Sul, 2018: Paulo Bertussi retorna novamente ao casarão modernista projeto por ele e Marchioro, agora sede do Instituto SAMbA, idealizado pela arquiteta Jessica De Carli, neta de Sady, e pela mãe, a artista plástica Mara De Carli Santos. Foi na última quarta-feira, quando a aquarela original que serviu como croqui de apresentação para o cliente, 45 anos atrás, teve parte de sua história resgatada.
— Lembro que fizemos o quadro para impressionar o Sady e ele disse: "Isso aqui tá muito bom pra mim. Não vai ficar muito acintoso?" — recordou Bertussi.
A estratégia funcionou, e a dupla teve liberdade total para seguir com o projeto da residência. Dialogando, lógico, com algumas exigências do dono: uma ampla cozinha e que a dupla "não esquecesse do banheiro privativo do casal", uma novidade para a época. Assim foi, com Bertussi e Marchioro adicionando à casa outros supra-sumos dos anos 70: tijolos à vista, armários embutidos, uma "cortina" de madeira delimitando as janelas externas e muita fórmica.
Toda essa modernidade recebeu a família em 1975, quando o casarão foi entregue pela incorporadora da dupla Giovenardi & Barrero. Para lá mudaram Sady, a esposa Zola Guidali De Carli, os filhos Sadi e Jezebel e a vó Angelina Venzon Guidali — a filha Mara casou em 1974 e não chegou a residir na casa.
Cenário de dezenas de encontros e confraternizações com filhos e netos, a esquina foi o lar doce lar de Sady e Zola até o casal falecer. Ele, em 2010. Ela, em 2013. Ambos com 83 anos.
Leia mais:
Sady De Carli e aos origens do Bar Treze
Sady De Carli, o bar Treze e os "Malas do Ano"
Imigração italiana: encontro da família Guidali
Família Guidali: um doce casarão no bairro São Pelegrino
Guidali: uma vidraçaria que marcou época
História em família
Recuperado pela arquiteta Jessica De Carli, que instalou ali também seu escritório, o casarão é recheado de memórias afetivas, que dialogam com a proposta artística do Instituto SAMbA, focado na identidade brasileira, no pertencimento e no valor cultural agregado.
Exemplos não faltam: Jessica passou os Natais da infância na casa e ganhou o antigo croqui da avó, Zola Guidali De Carli, "presente para a neta arquiteta". Foi aluna de Bertussi durante a graduação, trabalhou com ele nos primeiros tempos e chamou-o quando decidiu interferir na construção.
Todas os cômodos e "repartições" exigidas por Sady e criadas há 45 anos hoje abrigam salas de trabalho e cursos, galeria de arte, um futuro auditório, cozinha e áreas de convivência. Na fachada, a platibanda projetada originalmente para proteger do excesso de sol acaba de receber uma belíssima interferência do artista plástico recifense Derlon, mesclando grafite, xilo, spray e figuras do cordel nordestino.
Tem como não se apaixonar pelo lugar?
Leia mais:
Instituto Samba receberá grafiteiro Derlon
Conheça mais sobre o Instituto Samba, novo espaço cultural de Caxias
Memórias na vertical: as histórias e curiosidades dos prédios de Caxias do Sul
Edifício Dona Ercília e uma esquina recheada de histórias
Um prédio "diferente" surge em 1976
Atividade neste sábado
Neste sábado (8), o casarão que abriga o Instituto SAMbA estará de portas abertas para receber o público. Será das 14h às 18h, com diversas atividades, entre elas o lançamento do “livreto de cordel” SAMbA e um bate-papo com o grafiteiro Derlon, que também é o entrevistado da revista Almanaque deste final de semana, no Pioneiro.
Tudo com entrada franca, na Rua Hércules Galló, 620, esquina com Visconde de Pelotas.