Daqui a um mês, o Pioneiro celebra os exatos 70 anos da chegada de sua primeira edição às bancas de Caxias, em 4 de novembro de 1948. À época denominado de "O Pioneiro", o semanário localizava-se junto à Gráfica Nordeste, na Rua Dr. Montaury, 1.022, e tinha Elvo Marcon como diretor-responsável e Onil Xavier dos Santos como diretor-gerente. Naqueles primeiros tempos, teve também Izidoro Moretto e Mário Gardelin como linhas de frente.
Já na estreia, o editorial destacava uma marca que se consolidaria pelas seis décadas seguintes: a variedade de sessões e assuntos de interesse público. Sim, o leitor de 70 anos atrás era contemplado com as colunas Vida Agrícola, Página Operária, O Pioneiro nos Esportes, A Mulher e o Lar, Mosaicos Políticos, Pela Saúde Infantil, Dizem os Outros..., A Colônia e seus Problemas e Mundo Estudantil, além de "notícias de cultura e artes, interesses econômicos, curiosidades, inquéritos, reminiscências e vida religiosa".
Para celebrar toda essa trajetória, durante este mês publicaremos, com a colaboração de leitores de ontem e de hoje, diversas curiosidades da Caxias de antigamente, além de uma reportagem de Memória especial no fim de semana do aniversário, em 3 e 4 de novembro.
Participe
Você possui fotos antigas do ano de 1948, quando o Pioneiro foi fundado, e da décadas de 1950 e 1960? Podem ser registros da cidade, famílias, esportes, trabalho, educação, lazer e cenas do cotidiano. As imagens devem ser enviadas em alta resolução, com nome e fone de contato, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.