O espaço que abriga boa parte da história da cidade, seja em documentos, certidões, álbuns, filmes em película ou fotografias, abre as portas neste sábado, 1º de setembro, para a terceira edição do projeto Uma Noite no Arquivo. A programação inicia-se a partir das 18h e engloba desde visitas guiadas até uma exposição de carros antigos defronte ao prédio, na Av. Júlio de Castilhos, em Lourdes (confira abaixo).
Outro destaque é a exposição "Processos e Suportes Fotográficos Históricos do Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami", abordada na coluna desta segunda-feira e que seguimos detalhando na edição desta terça.
Conforme o curador Mário Tomazoni, o desenvolvimento de suportes e a adoção de novos materiais contribuíram para o surgimento dos formatos "Carte de Visite", popular no século 19, e do "Carte Cabinet" na entrada do século 20, ambos impressos em papel albuminado e colados sobre cartão, como vemos nas imagens abaixo.
A primeira, um "Carte de Visite" de 1909, traz "O Menino Mário", de autoria da Photo Ferrari, de Porto Alegre. Na sequência, um "Carte Cabinet" de 1907. Lê-se no cartão, conforme a grafia original da época: "Aos bons compadres Lino e Amabile, tão distinctos quão dedicados offerecem o retrato de seu filhinho Zequinha. Adelina e Zeca 24/8/07". A autoria é do fotógrafo Giovanni Battista Serafini e integra uma antiga doação feita pela família Sassi.
Leia mais:
A trajetória do fotógrafo Giovanni Battista Serafini
Arquivo Histórico Municipal celebra 40 anos
Arquivo Histórico Municipal: um casarão para a história
O pioneirismo da família Rovea
Lourdes, Zona Caipora e Bairro Guarani
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro
Mudanças e banalização
Para o curador Mário Tomazoni, muito mudou na história da fotografia e em seus processos, mas, fundamentalmente, foi a relação das pessoas com a fotografia que se transformou.
— De preciosas e únicas (as fotografias ditas antigas), hoje as consumimos em tão grande quantidade e com vazio significado que, cada vez mais, observamos a banalização desse objeto — conclui.
O suporte Postal
A mostra em cartaz no Arquivo Histórico destaca ainda o suporte Postal, adotado no início do século passado. A atenção ao detalhe e à diferenciação marcam a trajetória do lendário Studio Geremia que, na década de 1920, encomenda papel fotográfico com verso personalizado.
Esta não foi a única novidade deste estúdio, que, desde 1911, também disponibilizou a seus clientes o Formato Margherita, tipicamente italiano, em que é montada uma fotografia sobre um cartão de tamanho intermediário — como a da celebração da primeira comunhão ao lado, datada de 1910, mas sem a identificação da menina. A autoria é de Giacomo Geremia.
Leia mais:
Para recordar do antigo Studio Geremia
Studio Geremia, parceiro da Coluna Memória
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
Primórdios do 3D
Outra preciosidade do acervo integra a mostra. Trata-se da estereoscopia, uma versão antiga da fotografia em 3D. Dois clichês eram fotografados ao mesmo tempo com uma câmera especial e depois impressos lado a lado. Para o efeito ser percebido era necessário o uso de um aparelho específico.
Programe-se
:: O que: Uma Noite no Arquivo
:: Quando: sábado, dia 1º de setembro
:: Onde: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318, bairro Lourdes. Fone: (54) 3
:: Quanto: entrada franca
Atrações
:: 18h: Abertura
:: 18h15min: Coro Cênico Encanta
:: 19h: Visita guiada
:: 19h45min: Grupo Rota Lunar
:: 20h45min: Visita guiada
:: 21h30min: Vocal Sem Batuta
:: 22h: Rota Lunar
Leia mais:
Uma cidade, múltiplos olhares
Caxias pelas lentes do fotógrafo Reno Mancuso
Mauro De Blanco e o Inferno de Dante em 1952
Studio Tomazoni e a inauguração do Monumento ao Imigrante em 1954
Waldemar Lazzarotto e a Terceira Légua de Caxias em 1939
Sisto Muner e a nova igreja de Galópolis em 1947
Endereços para recordar da história de Caxias do Sul