Na edição que celebrava os 75 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul e marcava o retorno da Festa da Uva ao calendário de eventos de Caxias do Sul, o Pavilhão Histórico-Cultural foi um dos espaços mais visitados pelo público, em fevereiro e março de 1950.
Instalado junto ao Parque de Exposições (no quarteirão da antiga Cooperativa Madeireira Caxiense), o pavilhão surgiu como a primeira tentativa de se organizar um acervo com objetos e peças dos primórdios da colonização – uma espécie de embrião do Museu Municipal.
Entre quadros religiosos, ferramentas, utensílios de cozinha, teares, arados manuais, enxadas, maquinário rudimentar agrícola, fotografias, passaportes, trajes típicos e até móveis, um painel sobressaía-se. Era a obra Alegoria Primeira ao Imigrante, confeccionada no lendário atelier fundado pelo italiano Tarquinio Zambelli (1857-1935).
Atelier Zambelli: um ícone da arte sacra
Primórdios do Museu Municipal nos anos 1950
Dona Valesca: um dos símbolos do Atelier Zambelli
Encomendado pela Intendência Municipal por volta de 1890 e entalhado em madeira de lei, a formão e canivete, o quadro é farto em simbologias. Conforme a descrição contida na publicação A Retrospectiva da Arte ao Longo de um Século, de Irma Buffon Zambelli, o painel traz em primeiro plano a figura de uma mulher segurando a bandeira brasileira, tendo aos pés um leão representando a cidade de Caxias.
Autora do texto, Nelly Veronese Mascia destacou no livro:
"A mulher abençoa o filho do colono. Enxerga-se também a casa do colono, a cantina, a agricultura, a criação dos animais, a casa cercada de araucárias. Tudo isso representa a fartura, bem como o parreiral, o milharal e o pomar. Na cantina entreaberta, vêem-se os barris de vinho e as pipas. Na moldura, duas águias sustentam o escudo nacional, sobressaindo-se da moldura entalhada com uvas e trigo, riquezas da região".
Leia mais:
As fiandeiras da Festa da Uva de 1950
Presidente Eurico Gaspar Dutra visita a Festa da Uva de 1950
Festa da Uva: um parque e um incêndio em 1950
O incêndio do avião Duque de Caxias na Festa da Uva de 1950
Metalúrgica Gazola homenageia pracinhas na Festa da Uva de 1950
Para visitar
O painel original, também conhecido pelos nomes Alegoria da Pátria ao Imigrante e Alegoria ao Imigrante Italiano, encontra-se para visitação gratuita no Museu Municipal de Caxias. Ele foi doado ao Museu quando da celebração do centenário da imigração e da inauguração do espaço, em 1975.
O Museu Municipal fica na Rua Visconde de Pelotas, 586. Mais informações: (54) 3221.2423 e 3215.4445.
Leia mais:
Museu Municipal: uma viagem ao passado de Caxias
Endereços para recordar da história de Caxias do Sul
Inauguração da Pinacoteca Aldo Locatelli em 1975
Pinacoteca Aldo Locatelli e Amarp: uma trajetória na imprensa
Vídeo: inauguração da Pinacoteca Aldo Locatelli em 5 de junho de 1975
Família de Aldo Locatelli prestigia abertura da Pinacoteca em 1975
Memórias da imigração
Idealizado pelo religioso Irmão Roberto, mais conhecido por Irmão Robertão, o Pavilhão Histórico-Cultural de 1950 também recebeu a visita do presidente Eurico Gaspar Dutra. O general foi acompanhado pelo então governador do Estado, Walter Jobim, e pelo radialista Nestor Gollo, integrante da comissão social e mestre de cerimônias da festa.
Conforme destacado pelo jornalista Luiz Carlos Erbes, autor do livro Festa da Uva – A Alma de Um Povo, Gollo relatou que “foi muito interessante, pois eles (a organização) conseguiram recolher coisas dos primeiros imigrantes, o que ainda não havia sido feito”. Segundo Erbes, “a maioria guardava alguma coisa em casa, mas até então ninguém tinha pensado em reunir isso num pavilhão. O que obtiveram foi o suficiente para historiar os 75 anos da colonização”.
Na foto acima, Irmão Roberto, Gaspar Dutra, o prefeito Luciano Corsetti, Nestor Gollo, o governador Walter Jobim e o empresário Julio Ungaretti (presidente da festa).
Leia mais:
Chácara Ungaretti: um relicário para Lucia Carbone
Nestor Gollo: um batismo no Aeroclube em 1947
O Cine Central e as esculturas de Estácio Zambelli
Para recordar de Estácio Zambelli
Os leões de Michelangelo Zambelli no Parque Cinquentenário
Estátua da Liberdade, um símbolo da Praça Dante desde 1922