O último domingo, 8 de abril, foi de comemoração extra para a família Fermiano Alves, na Capela São Francisco de Paula, em Ponte dos Ilhéus, interior de Criúva. Tudo para os descendentes recordarem de uma história iniciada com a união de Avelino Fermiano Alves e Luiza Rosa de Jesus Alves há 113 anos, em 1905.
Nascido em 1880, na localidade de Aldeia dos Anjos, hoje município de Gravataí, o jovem Avelino subiu a Serra a cavalo por volta de 1895, com apenas 15 anos. Foi quando deu início à administração da Fazenda Palanquinhos, arrendada pelo pai, Fermiano Antônio Nunes — as terras abrangiam desde os cânions dos Palanquinhos até a atual Capela São Francisquinho, aproximadamente.
Conforme informações contidas na publicação oficial do encontro, após um período dedicado à criação de gado — e com a obtenção de terras próprias —, Avelino retornou a Gravataí, casando-se com sua segunda-prima Luiza Rosa, oito anos mais jovem. A união deu-se em 1905, quando ele tinha 25 anos e ela, apenas 17.
Surgiria, a partir daí, a segunda geração da família, formada pelos 16 filhos, nascidos entre 1906 e 1930: Adelino, Ondina, Olinda, Lisbela, Rosalina, Benta, Cecília, Lindorfina, Enedina, Acelina, Osvaldo, Aldo, Dorival, Jovelina, Luiz e Euzelina. Nascida em 1930, a caçula dona Euzelina, 87 anos, foi a representante mais velha do clã a participar do encontro de domingo, vinda diretamente da Bahia.
Avelino faleceu em 1962, aos 82 anos. Luiza Rosa, em 1978, aos 89.
Leia mais:
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro da família Peruchin em Vacaria
Líder maragato
No retorno à Serra, na companhia dos irmãos Augusto e Feliciano, Avelino Fermiano Alves consolidou-se com um próspero fazendeiro, oferendo pouso e instalações para os tropeiros de Vacaria que passavam pela região.
Já em 1923, tornou-se um dos líderes maragatos, e suas terras foram transformadas em acampamento para as tropas seguidoras de Francisco Assis Brasil — oponente a Borges de Medeiros para a presidência do Estado.
A foto dos 50 anos
Conforme informações da família, quando completou 50 anos, em 1930, seu Avelino posou para a foto acima, deu uma cópia a cada filho e ofereceu um churrasco aos parentes e amigos das redondezas da fazenda. Era a promessa por ter superado uma doença e completado meio século de andanças.
O encontro
Nas imagens a seguir, dois momentos do encontro de domingo passado, registrados pela leitora Eliane Alves Marchett, filha de Adalcy Siqueira Alves e Oliria Sebem Alves, neta de Adelino Luiz Fermiano e Eulina Siqueira Alves e bisneta de Avelino e Luiza Rosa.