Chegando pela primeira vez às bancas e casas dos leitores há 70 anos, em 4 de novembro de 1948, o então semanário "O Pioneiro" já trazia em suas páginas anúncios de empresas, lojas e marcas que sobrevivem na memória afetiva de milhares de consumidores. Algumas delas, centenárias, estão aí até hoje, como a tradicional Joalheria Beretta, fundada em 1917, e a Cooperativa Vitivinícola Aliança, surgida em 1931 e atualmente mesclada a outras quatro, sob a denominação Nova Aliança.
Na memória ficaram o Lanifício Gianella, a Fábrica de Balas Caxiense - e seu sortimento completo de confeitos -, a Bomboniére Maratá, o Café Central, a Cooperativa Vinícola Caxiense (dos vinhos Casto e Defesa), a Importadora Comercial, a Metalúrgica Gazola Travi Ltda, a empresa de construções de Silvio Toigo e até a Marmelada Pisani, dos Irmãos Pisani, cujo slogan já "lacrava" em 1948: Os maiores produtores de marmelada, pessegada, figada e maçanzada.
Nada mais doce do que recordar...
Leia mais:
Joalheria Beretta: uma tradição da Av. Júlio de Castilhos
Livro resgata o centenário da Joalheria Beretta
Cooperativa Vinícola Caxiense em 1960
A Caxias moderna de Silvio Toigo
Metalúrgica Gazola Travi homenageia pracinhas em 1950
Memorial Gazola: Miss Brasil visita a Brazex em 1958
Bomboniére Maratá na Avenida Júlio em 1943
Ranchos no Lanifício Gianella em 1941
Lanifício Gianella, um século de história
Lojas Renner em 1961: a visita da Miss Brasil Gina MacPherson
Leia mais:
Caxias Magazine: anúncios para o Natal de 1965
Os preferidos dos caxienses em 1954
Veronese: um século de história
Malharia Salatino na década de 1950
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Lembranças do Café Albion
Memórias do Cine Imperial nos anos 1950
Participe
Você possui fotos antigas do ano de 1948, quando o Pioneiro foi fundado? Podem ser registros da cidade, famílias, esportes, trabalho, educação, lazer e cenas do cotidiano. As imagens devem ser enviadas em alta resolução, com nome e fone de contato, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.