O ano de 1993 foi de grande movimentação para a indústria automotiva. Entre os lançamentos da época, encontra-se a peculiar linha Personality 93 do Uno Mille, em que o comprador podia personalizar o veículo com várias opções de faixas decorativas. Esse toque individual na aparência externa do veículo sempre foi de desejo de muitos proprietários, tanto de modelos novos quanto usados. A concessionária que oferecia o serviço em Caxias do Sul, na época, era a Primorosa.
Projetadas e produzidas pela famosa 3M do Brasil, com exclusividade para a Fiat, as faixas eram uma novidade no mercado, sobretudo por dar ao consumidor a sensação de individualidade que os carros decorados proporcionavam. Para isso, foram criados 10 diferentes tipos de grafismos, observando os estudos e tendências de cores e design em todo o mundo, cada um recebendo um nome diferente: Mistery, Mystic, Stormy, Active, Rash, Jolly, Flaming, Young, Sensitive e Turbulent. Os desenhos variavam do arrojado com cores destacadas até o mais discreto, passando também pelos esportivos e ecológicos.
Em todas as faixas, a palavra Mille, em letra manuscrita, era destacada e aplicada na lateral do carro com tanta perfeição, apesar da simplicidade, que poderia ser facilmente confundida com a pintura. As faixas autoadesivas eram fabricadas com película scothcal, material altamente resistente, o mesmo utilizado em modelos como o Uno 1.6 e a Pick-Up LX, ambos também da Fiat.
A iniciativa da Fiat, em tempos de grande inovação no mercado automobilístico, se deu principalmente em função do comportamento eclético do público na época.
Turismo e motocicleta
O setor de motocicletas também teve novidades em 1993. Um grande destaque foi o lançamento da Kahena LJ-16, a primeira motocicleta de turismo com alto nível de conforto e segurança. Na época, ela chegou ao mercado no valor de 10 mil dólares e foi especialmente destinada aos motociclistas em busca de status, conforto e personalidade. Uma peculiaridade do veículo era que, para funcionar, era necessário acionar a embreagem, mesmo em ponto morto.
Inovação da GM do Brasil
Outra novidade da época foi o lançamento da linha 93 dos novos modelos de picapes Chevrolet. Conhecidas pela robustez, bom desempenho e durabilidade, as novidades incluíam as comerciais leves, com cabine simples ou dupla.
As principais mudanças da linha estavam na estrutura do veículo. Praticamente toda a mecânica foi aperfeiçoada para tornar o carro mais confortável, ideal para passeios e ainda mais eficiente no transporte de cargas. Entre outras novidades, estavam o sistema de embreagem, antes feito por meio de cabos, pelo acionamento hidráulico, a nova posição de montagem dos motores diesel, álcool e gasolina – sendo deslocados 40 milímetros para frente e para cima – e o aperfeiçoamento da bactéria e de todo o sistema elétrico do veículo.
Na imagem acima, um exemplo do lançamento da linha 93, demonstrado em janeiro de 1992.