CORREÇÃO: O clube de futebol amador Associação de Taubaté não encerrou suas atividades, como publicado na coluna Memória da edição de segunda. A informação incorreta permaneceu publicada entre 10h e 14h37min.
Alguns jovens trabalhadores e uma paixão em comum. Essa foi a base para a fundação do União Cruzeiro, o Cruzeirinho, clube de futebol amador criado no final dos anos 1950, composto por funcionários de uma antiga fábrica de garrafões de vidro, em Caxias. O grupo, na época liderado por Eliseo da Rosa, dividia espaço na zona leste da cidade com clubes como o União Caxiense, União Portuguesa, Penharol, Esperança, Bonsucesso Rodoviário, Onze de Ouro, Noroeste, Taubaté e Comercial Caxias F.C., entre outros.
Mesmo sem campo ou sede própria, o time sempre conseguiu movimentar atletas da comunidade para as partidas. Hoje, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em especial do presidente Antonio Olírio dos Santos, o União Cruzeiro conquistou espaço próprio. Atualmente, os jogos ocorrem nos domingos pela manhã, contra adversários de diversos bairros caxienses.
O time, que sempre foi parte ativa da comunidade, participa e ajuda constantemente na promoção de festas e reuniões dos moradores.
Neste ano, o grupo recebeu a moção de agradecimento CSL 669/2017, da Câmara de Vereadores de Caxias, por sua história de incentivo ao esporte e por sua importância para a comunidade.
Na foto, os integrantes do time, da esquerda para a direita e cima para baixo: Darci, Gilberto, Selau, Paulo, Cirino Mendes, Alexandre, Elizeu, Carlinhos, Chico, Caneco, Chiquinho, Flávio, Reginaldo e Cabeça.
Uma história de amizade
Em 1977, dentro de uma antiga Kombi, o Cruzeirinho foi disputar uma partida no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Na ocasião, a partida ocorreu contra o Bela Vista Futebol Clube, no Estádio Duarte de Paiva. O Bela Vista era composto pelos jogadores Nenê (goleiro), Fausto, Piazza, Ivo, Timboia, Pedrinho, Paulo Izidoro, Marcão, Chicão, Dilsinho e Tustão. Um dos integrantes, Ivo, foi o idealizador da partida, juntamente com Caneco, do Cruzeirinho.
A lembrança do jogo, que reuniu cerca de 8 mil pessoas, divide opiniões bem-humoradas: para Caneco, a partida terminou em 11x1 para o Cruzeiro. Para Ivo, o placar final foi de 8x1.
A partida construiu laços que perduraram ao longo do tempo entre os jogadores, como Ivo e Wilson (Caneco), que continuam amigos até hoje. Na foto, o time do União Cruzeiro em Minas Gerais, por ocasião da partida.
Encontro
No próximo dia 19, ocorre uma festa que comemora a vitalidade do clube e reúne integrantes antigos, em Caxias. Atualmente, o time é dirigido por Luiz Carlos Camassola, Neymar Pereira, Eduardo Pezzi, Getúlio Mendes e Ernani Mendes. Para mais informações sobre o endereço do encontro e detalhes do evento, entrar em contato com Caneco pelo fone (54) 99121.7905.