A intervenção coerente e salutar dos princípios humanos coloriu a atmosfera na Escola Estadual de Ensino Médio José Generosi, na localidade de Forqueta. Na parte externa, o prédio principal, em madeira, pintado de azul, chama atenção pela sua estética diferenciada dos padrões de outras escolas. Ao ingressar nos ambientes, alunos concentrados nas tarefas instalam trabalhos artísticos nos corredores.
O clima das cores está associado na decoração das portas, nas mensagens positivas escritas em placas fixadas nos pilares. Lixeiras para coletar material reciclável incitam para fazer o destino correto dos resíduos de consumo. No pátio, o passatempo do recreio preserva as tradicionais brincadeiras de esconde-esconde. A escola situada nas proximidades da ociosa ferrovia possui aquele encantamento do interior, onde a sala de aula acolhe e transforma com responsabilidade a consciência dos jovens educandos.
Após ter passado por indefinições nas melhorais estruturais, a escola apresenta evoluções que devolveram a tranquilidade para ensinar. Entre os voluntários que dedicaram tempo e esforços para solucionar problemas, destaca-se Denise Bampi, ex-moradora de Forqueta. Com raízes na comunidade e inspirada no trabalho de seu pai Adelino Bampi, Denise sente-se motivada em ajudar o educandário. A intervenção positiva demonstra que a atitude de Denise pode ser adotada por todos aqueles que amam a educação.
Releituras
Ingressar no universo da escola José Generosi permite testemunhar uma interação harmoniosa entre alunos e pedagogia. Na disciplina de artes, a professora Carina Contin Bertelli procura orientar para os verdadeiros sentidos da pintura. Num dos trabalhos instalados no espaço do ginásio de esportes, os alunos exibiram a tarefa inspirada na Mulher do Século XXI. A releitura foi baseada no famoso retrato de Mona Lisa.
Realidade em setembro de 1986
Conforme reportagem publicada pelo jornal Pioneiro em 10 de setembro de 1986, a escola José Generoso foi constituída em 7 de abril de 1940, como Grupo Escolar Forqueta. A inauguração do prédio efetivou-se em 11 de junho de 1941, tendo como primeira diretora Olga Aveline.
Conforme reportagem publicada pelo jornal Pioneiro em 10 de setembro de 1986, a escola José Generoso foi constituída em 7 de abril de 1940, como Grupo Escolar Forqueta. A inauguração do prédio efetivou-se em 11 de junho de 1941, tendo como primeira diretora Olga Aveline.
Sobre a realidade e os desafios da época, a diretora Nair Maria Concatto relatou as dificuldades estruturais, entre as quais destacava a intenção de construir um ginásio para esportes. Para a ampliação de salas de aulas e espaços administrativos, professores e pais de alunos promoviam festas para arrecadar dinheiro.
Hoje, os alunos desfrutam de um ginásio coberto. Recentemente, a comunidade escolar mobilizou-se para realizar uma série de melhorais no ambiente.
A atual diretora, Suzana Nilson, festeja as intervenções na manutenção, inclusive a instalação de um refeitório com mesas e cadeiras disponíveis para todos os alunos.