Setembro ainda não chegou, mas é válida a lembrança da estrela que encantou a noite do Festival de Cinema de Gramado em 1995. Gina Lollobrigida, atriz e fotógrafa italiana, esteve em terras gaúchas, e foi homenageada na abertura do Festival de Cinema de Gramado com um Kikito de ouro. Encantada com a região das hortênsias, a atriz demonstrou o eterno bom humor quando se disse surpresa por ter notado a predominância italiana e não brasileira na cidade, referindo-se ao legado da colonização.
No anos 1950 e 1960, Gina foi uma das mulheres mais desejadas de Hollywood. Dentre famosos declarados apaixonados por ela estavam Errol Flynn, Frank Sinatra, Anthony Quinn e Burt Lancaster.
Ainda em Gramado, após ser questionada sobre as novas atrizes do cinema em ascensão e a relação das mulheres com o sex-symbol, termo criado pela indústria cinematográfica, Gina respondeu de forma irônica e elegante com a expressão “porca miseria”, afirmando que as antigas divas do cinema faziam as pessoas sonharem, sem o apelo do corpo, criticando a objetificação da mulher no cinema.
Há 20 anos, em julho de 1997, a atriz comemorava seus 70 anos de vida e 50 de carreira. Tinha apenas 20 anos quando começou a frequentar os estúdios da Cinecitta, onde trabalhou como figurante juntamente com a amiga e colega Silvana Mangano. Depois de topar uma série de papeis secundários, sua carreira decola em 1951, ao ser escolhida pelo diretor francês Christian-Jaque para atuar no filme Fanfan La Tulipe, ao lado do ator Gérard Philipe.
Em seguida, protagonizou inúmeras produções franco-italianas, como Esta Noite é Minha (1952), A Insatisfeita (1953) e A Romana. (1954) Além destes, protagonizou a comédia italiana Pão, Amor e Fantasia (1953), de Luigi Comencini, e seu primeiro filme da carreira internacional, O Diabo Riu por Último (1953), de John Huston.
Em 1968, tem um de seus grandes momentos em Aquele Novembro Maravilhoso, de Mauro Bolognini.
Ao fim de 1977, Gina Lollobrigida encerrou a carreira de atriz para dedicar-se à fotografia e à pintura, apresentando desde então inúmeras exposições pela Europa e Estados Unidos. Atualmente, perto de completar 90 anos, a atriz reside em Roma. (Foto: Pioneiro, reprodução)
Para conhecer
Apesar de nunca ter recebido um Oscar, Gina Lollobrigida recebeu, ao longo de sua carreira, 29 prêmios. Entre os títulos mais importantes, estão Fanfan la Tulipe (1952), O Diabo Riu por Último (1953), Pão, Amor e Fantasia (1953), Esta Noite é Minha (1952) e Pão, Amor e Ciúme (1954).
Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da atriz, uma boa dica é conferir o filme Quando Setembro Vier, de 1961, que foi de grande reconhecimento em sua carreira. Neste filme, Gina trabalha ao lado de Rock Hudson (foto abaixo).