Lulu Kerber (07/03/1934-08/06/2002), conhecido como Mestre Lula, deixou em vida gestos de grandeza e amor por Caxias do Sul. Nascido em Ijuí e especializado em confeitaria, Mestre Lula ficou famoso pelo preparo de saborosos filés e baurus em restaurantes que marcaram época na noite caxiense.
Profissional dedicado e meticuloso na elaboração de pratos, conquistou uma legião de apreciadores de sua gastronomia. Mestre Lula sucedeu Guido Breda, conhecido como Bossa, em 1970, na Lancheria Bossa. Essa casa, de propriedade de Walter Mari, soube valorizar a qualidade das carnes numa combinação harmoniosa entre ingredientes e temperos em seus cardápios.
Desde então, Mestre Lula reinou absoluto num tipo de iguaria à la carte, atendendo aos pedidos de forma requintada e rápida. A grande contribuição do cozinheiro foi manter um padrão de serviço que havia sido introduzido por Guido Breda. Hoje, Caxias do Sul ostenta uma variedade de filés que encantam paladares do mundo inteiro.
Na imagem saudosa de Mestre Lula (E), em Ijuí, percebe-se o sobrinho Gilmar Kerber e os irmãos Osvaldo e Armindo Kerber. Mesmo vivendo uma atividade exigente, Mestre Lula preservava o hábito de visitas aos seus familiares, que permaneceram na cidade natal.
Casamento na 4ª Légua
Mestre Lula viveu intensamente seus dias em Caxias do Sul. O padre Orestes Stragliotto celebrou o casamento entre Erilde Soletti e Lula, na igreja de São João da 4ª Légua, em janeiro de 1979. A partir daquele momento, Mestre Lula passou a compartilhar nessa localidade grandes amizades. O lugar bucólico, em meio aos parreirais e araucárias, aproximou-o da lida rural. No salão paroquial, colaborou em diversos jantares, preparando baurus. João Sirtoli, 67 anos, recorda que Lula era um colaborador especial. O vizinho Remi Erlo auxiliou Lula na cozinha da igreja, inspirou-se no ramo e hoje administra o Restaurante Del Grappa.
Mestre Lula no Canal 8
Hoje a gastronomia vive o glamour da televisão. A RBS TV, Canal 8, possui um histórico pioneiro na divulgação dos mestres e seus pratos deliciosos. O jornalista Luiz Carlos de Lucena, então diretor da emissora caxiense, conheceu Mestre Lula na Lancheria Bossa. O talento do profissional ganhou espaço para divulgar seu trabalho no longínquo ano de 1970.
Na imagem percebe-se o apresentador Charles Flores e Walter Mari apreciando os passos do preparo de um bauru. Presume-se que esta foto seja a única em que Lula aparece elaborando um prato. Ela foi localizada pela filha Paula Kerber em Ijuí, preservada pela família Kerber.